Virada do ano: litoral de SP tem 153 praias próprias para banho

Dos 177 pontos monitorados, apenas 22 apresentaram condições impróprias para o banho de mar

Turistas que forem passar a virada do ano no litoral de São Paulo vão encontrar a maioria das praias com águas próprias para banho de mar.

Segundo boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), divulgado nesta quinta-feira, 28, dos 177 pontos monitorados, 153 estão com boas condições de balneabilidade. Apenas 22 pontos de praias apresentaram condições impróprias.

Praia do Felix, em Ubatuba; cidade tem seis praias impróprias para o banho de mar
Créditos: Divulgação/Cetesb
Praia do Felix, em Ubatuba; cidade tem seis praias impróprias para o banho de mar

No litoral norte, das 98 praias monitoradas, 84 estão próprias. As praias impróprias são: seis em Ubatuba, duas em Caraguatatuba (Tabatinga-perto do Rio e Indaiá), três em São Sebastião (São Francisco, Pontal da Cruz e Boiçucanga). E três em Ilhabela (Itaquanduba, Itaguaçu e Ilha das Cabras).

Na Baixada Santista e litoral sul, das 77 praias monitoradas, 69 estão próprias sendo que Bertioga, Santos, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Iguape e Ilha Comprida estão todas com bandeira verde.

As praias impróprias são: uma no Guarujá (Perequê), três em São Vicente e quatro na Praia Grande.

Chuva interfere na balneabilidade das praias

É  importante ficar atento às condições do tempo, principalmente sobre os alertas para chuvas, que podem comprometer a balneabilidade e levar a uma avaliação imprópria para o banho de mar.

Claudia Lamparelli, gerente do setor de Águas Litorâneas da Cetesb, faz um alerta: “

“Não se pode deixar de considerar os efeitos das chuvas volumosas, que temporariamente, se sobrepõem aos efeitos da melhoria na infraestrutura de saneamento, podendo prejudicar consideravelmente a qualidade da água do mar”, alerta Claudia Lamparelli, gerente do setor de Águas Litorâneas da Cetesb.

Por isso, evite o banho de mar nas primeiras 24 horas após chuvas intensas.

Nas praias monitoradas, procure sempre locais onde a bandeira de sinalização da Cetesb esteja com a cor verde.