Visita ao Maracanã, no Rio, um passeio pela história do futebol

Tour pelo Estádio do Maracanã inclui vestiários, visão à beira do gramado e relíquias de grandes jogadores como Zico, Marta, Pelé e Garrincha

O que fazer no Rio de Janeiro? Carioca, Nathalia não é Google, mas vive respondendo a essa perguntinha básica a amigos e desconhecidos. Para ela (e eu faço coro), o Maracanã Tour já merece ser incluído na lista de passeios pela cidade, ao lado de clássicos como a subida ao Cristo Redentor –leia mais em Corcovado: como chegar— e da inovadora visita ao Museu do Amanhã, marco da renovação vivida pelo Rio nos anos que antecederam a Olimpíada de 2016.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Dicas de viagem e destinos (@comoviaja) em

Nathalia, nosso filho, Joaquim, e eu vivemos uma experiência ainda mais interessante durante nossa segunda visita ao Maraca, quando pudemos bater bola à beira do gramado. Fizemos o tour no estádio em duas ocasiões, ambas por causa do aniversário de um Arthur. Em 2015, estivemos no Maracanã bem no dia do nascimento do craque Zico, 3 de março. Voltamos agora em 2019, para celebrar a vida do nosso sobrinho Arthur, também exatamente no dia do aniversário dele, 8 de junho.

Além das coincidências, comprovamos como a visita guiada ao Maracanã melhorou e ainda tivemos a chance de jogar dentro do estádio. Se ver de perto o campo daquele que já foi considerado o maior estádio do mundo emociona, imagina o que significa marcar um golzinho ali, para alguém que sonhou em ser jogador de futebol, como eu.

Nathalia Molina @comoViaja
Crédito: Nathalia Molina @comoViajaNão há registros do gol de Fernando, mas que foi marcado foi

Horários do Maracanã Tour

Com duração de 40 minutos, a visitação ao Maracanã está disponível todos os dias, das 9 às 17 horas. Não é necessariamente um programa para experts em futebol. Você escolhe fazer a visita individualmente ou na companhia do guia bilíngue (saídas a cada hora). A Rainha Marta e o Rei Pelé também são reverenciados –o Maracanã foi palco de feitos memoráveis do craque do Santos, como o milésimo gol da carreira, marcado em 1969.

Nathalia Molina @comoViaja
Crédito: Nathalia Molina @comoViajaGuia explica Maracanazo para as crianças durante o tour

Tudo rola no térreo, onde há uma exposição composta por painéis fotográficos e objetos, entre eles camisas de craques como Garrincha e Zico, ídolo do Flamengo e maior artilheiro do estádio, com 333 gols.

Nathalia Molina @comoViaja
Crédito: Nathalia Molina @comoViajaEntre as relíquias em exposição, estão uma camisa do Zico e sua faixa de campeão pelo Flamengo

O tour ainda leva aos vestiários do estádio e dá direito também a ficar perto do campo. Não é permitido pisar no gramado do Maraca, mas dá para tirar onda de jogador posando para fotos no banco de reservas.

Nathalia Molina @comoViaja
Crédito: Nathalia Molina @comoViajaBanco de reservas do estádio para uma foto no estilo boleiro

E, como futebol e cerveja fazem uma tabelinha boa, aproveite a visita ao estádio para conhecer um dos bares no Rio de Janeiro da nossa listinha com sugestões de botecos tradicionais. Tem preciosidades como o Bar do Bode Cheiroso, botequim que virou ponto de encontro na Tijuca, de esquenta e até de concentração de torcedores em dias de jogos no Maracanã. Não ligue para a decoração vascaína; qualquer torcida pode aderir ao croquete de pernil com molho de abacaxi como acompanhamento para uma capa branca, estupidamente gelada, como pedem e bebem os cariocas.

Por Fernando Victorino

Em parceria com Como Viaja

Nathalia Molina e Fernando Victorino escrevem o Como Viaja, com dicas de viagem e destinos. Jornalistas, os dois adoram conhecer culturas, hotéis e gastronomia. Na montanha, na praia ou na cidade. Sozinhos, a dois ou com o filho, Joaquim.Veja mais em comoviaja.com.br e @ComoViaja nas redes sociais

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Como Viaja

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.