Visitação aos Caminhos do Mar, em SP, é liberada nos fins de semana

Já operando em dias úteis, passeio funcionará de terça a domingo com regras de segurança e medidas de restrição

Por: Redação
Ouça este conteúdo

A Fundação Florestal retoma a partir deste sábado, 15, as visitações no Caminhos do Mar, localizado no Parque Estadual Serra do Mar, em São Bernardo do Campo, na Grande SP.

A unidade de conservação, que voltou a receber o público nos dias úteis desde 27 de julho, seguirá com restrições de portões e funcionará de terça-feira a domingo, das 7h às 16h.

Crédito: Fundação FlorestalVista da Baixada Santista a partir dos Caminhos do Mar

As visitas devem ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas por meio do site da Fundação Florestal (ingressosonline.fflorestal.sp.gov.br). Será respeitada a ordem de agendamento e o limite de 30% da capacidade dos parques.

Os visitantes contarão com duas opções de atividades: o roteiro turístico, que passa por monumentos históricos e finaliza o trajeto no Padrão do Lorena, totalizando 9 km de caminhada; e o roteiro esportivo, que desafia o percurso total de 18 km de ida e volta entre as portarias de São Bernardo do Campo e de Cubatão.

Crédito: Fundação FlorestalO Rancho da Maioridade, ponto de descanso e reabastecimento durante a viagem entre São Paulo e Santos

O roteiro esportivo será realizado das 7h às 9h, com capacidade de 100 pessoas por dia. Já o roteiro turístico permite entradas de meia em meia hora, das 10h às 13h, e possui limitação de 50 pessoas por horário e 350 no dia inteiro.

Não será permitida a circulação de veículos automotores ou de ciclistas. O acesso à portaria de Cubatão permanece indisponível. Espaços fechados continuam com restrição. Será recomendada visita aos parques apenas para atividades físicas individuais.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Em todos os locais, a limpeza e desinfecção dos banheiros serão intensificadas. O uso de máscara continuará obrigatório, bem como o distanciamento social mínimo de 1,5 metro. Há totens com álcool em gel 70% em pontos estratégicos.

A Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, vai monitorar as atividades e comportamento da população nos espaços durante as primeiras semanas para deliberar sobre a abertura integral.

Crédito: Adriana Mattoso/Fundação FlorestalO Pouso do Paranapiacaba, antigo ponto de parada de carros durante a viagem entre Santos e São Paulo

Caminhos do Mar e sua importância histórica

O Caminhos do Mar é conhecido por seu acervo histórico cultural composto por pedras irregulares retiradas dos leitos dos rios, onde se formou a primeira ligação pavimentada entre a capital e o litoral paulista.

Um dos principais atrativos dos Caminhos do Mar é a Calçada do Lorena, trilha de pedras por onde dom Pedro 1º passou para proclamar a Independência, em 1822.

Trata-se do primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o planalto ao litoral, cujo objetivo era o tráfego de mercadorias (algodão, tabaco, anil e açúcar) no período colonial.

Crédito: Adriana Mattoso/Fundação FlorestalConstruída no final do século 18, a Calçada do Lorena foi a primeira ligação pavimentada entre São Paulo e o litoral

As outras atrações são o Rancho da maioridade, Pouso Paranapiacaba e a Casa de Visitas do Alto da Serra.

Construída durante o período colonial, a antiga Estrada Velha de Santos, como é conhecida, está fechada ao tráfego de veículos desde 1985.

Até 1947, quando foi inaugurada a Via Anchieta, ela era o único acesso à Baixada Santista.

Caminhos do Mar
Onde: Rodovia SP-148 (Caminhos do Mar), km 42, São Bernardo do Campo (SP)
Horário: terça a domingo, das 7h às 16h
Capacidade: 350 pessoas por dia, sendo 50 por horário.
Quanto: R$ 32 (estudantes pagam meia)
Informações: www.ingressosparquespaulistas.com.br

Compartilhe: