Viva uma aventura no vulcão mais alto do México

Se você gosta de aventura, ação e adrenalina, não pode deixar de conhecer o Pico de Orizaba –o vulcão mais alto do México e a terceira maior elevação da América do Norte, medindo 5.610 metros de altitude.

Vista da cratera do vulcão Pico de Orizaba, que fica entre os Estados mexicanos de Veracruz e Puebla[/img]

Existem várias rotas possíveis para escalar o Pico de Orizaba. A boa notícia é que cada uma tem um nível de dificuldade e, por isso, iniciantes e especialistas podem ter essa experiência.

A face Sul, por exemplo, é uma das vias de acesso mais fácil, pois pode ser feita de carro até a região do vale. Na Cueva Del Muerto (4.200m) dá para ir de jeep até chegar a Cargaderas, que está bem próxima do Albergue Fausto Gonzáles Gomar, localizado a 4.660 metros de altitude. Durante o trajeto é possível conhecer o vulcão Sierra Negra, onde há um centro astrofísico instalado e o Grande Telescópio Milimétrico no topo. Nesta rota também é possível fazer trekking.

Já os mais experientes podem subir a montanha pela rota leste. Quem encarar esse desafio não encontrará albergues no caminho, tendo que acampar na zona de Torrecillas. Uma das rotas mais espetaculares é subir pela face nordeste, onde o percurso é ao lado do rio Jamapa, que possui uma das vistas mais incríveis da região.

Independente de qual seja a rota escolhida, não esqueça que para esse tipo de atividade, além do clima, é muito importante ter conhecimento sobre as condições do solo e a rota adequada. Então, para aproveitar melhor a aventura, não deixe de contratar guias experientes. Algumas empresas na região oferecem o serviço, como a Italian Trekk e a Las Cañadas Bosque de Niebla.