Você sabia que existe um pedacinho da Finlândia escondido no Brasil?
Destino no sul do Rio de Janeiro ainda se mostra marcante na arquitetura, bem como na cultura local
Um pedaço da Finlândia encravado no sul do Rio de Janeiro. Essa é Penedo, distrito de Itatiaia e única colônia finlandesa do Brasil. O charmoso e aconchegante vilarejo fica a cerca de 280 km da capital paulista.
Os primeiros finlandeses chegaram em Penedo em 1929, liderados por Toivo Uuskallio, agricultor e religioso, que idealizava construir uma colônia nórdica nos trópicos,

O turista encontra os nomes das lojas escritos em finlandês, iguarias do país nórdico nos cafés e restaurantes -como o korvapuusti, doce típico.
- Repasses do INSS de junho começam dia 24; consulte agora
- Estudo de Harvard revela bebida que contribui para um envelhecimento saudável
- Sintoma nos olhos pode indicar menopausa e quase ninguém faz essa associação
- PIS/Pasep: nova fase libera pagamentos a milhões de brasileiros
Pedaço da Finlândia no Brasil é destino para ir o ano todo
O charmoso vilarejo de Penedo é destino para ir o ano todo. No verão, é possível se banhar nas inúmeras cachoeiras de águas cristalinas, e geladas, da região. No inverno, o clima aconchegante dos bares, restaurantes e chocolatarias tão o tom da estação.

Agora não se espante se encontrar decoração natalina ou o papai Noel em algum canto, em especial no Shopping Pequena Finlândia. É que o bom velhinho tem uma vila inteira para chamar de sua em Penedo e que fica aberta o ano inteiro.
Chocolates, geleias, chutneys e sorvetes artesanais finlandeses enchem os olhos dos visitantes, que encontram as delícias nas ruas centrais de Penedo. Nos shoppings e galerias, lojas de artesanato oferecem tapeçarias, velas, cerâmicas, roupas e souvenires.

A natureza de Penedo e região
Para quem gosta de natureza, as cachoeiras estão entre as principais atrações de Penedo, como as Três Bacias e a de Deus. Mas também é possível fazer trekking, cavalgadas, passeios de quadriciclo ou simplesmente, “sentir o lugar”.

Penedo também é o ponto de partida para quem quer subir a Serra da Mantiqueira e passar o dia ou pernoitar em outros dois paraísos: Visconde de Mauá, distrito de Resende, e Maringá, que pertence a Itatiaia e faz divisa com Bocaina de Minas (MG) –só atravessar uma pequena ponte a pé.
A vila de Maringá é mais agitada. Além de bares, restaurantes e lojinhas, também possui inúmeras cachoeiras.
Gastronomia
Os vigorosos pratos da cozinha nórdica e alemã são encontrados facilmente nos cardápios dos bares e restaurantes de Penedo, assim como os pratos à base de trutas fresquinhas, criadas nos rios e lagos da própria região. Aproveite e saboreie as cervejas artesanais da região. São ótimas, por sinal.
Muitos estabelecimentos estão no centro do vilarejo, inclusive no Shopping Pequena Finlândia.
Não deixe de visitar também A Casa do Chocolate, com suas delícias feitas de forma artesanal.
Os doces caseiros como o strudel de maçã e a torta sacher, de receita austríaca e feita com chocolate, damasco e rum, também são algumas das guloseimas . Para acompanhar, chocolate quente servido com chantilly ou bebida alcoólica (para os dias mais frios).
Onde se hospedar em Penedo
Penedo, Visconde de Mauá e Maringá possuem inúmeros hotéis e pousadinhas charmosas que acomodam tantos casais ou famílias. Clique aqui e confira opções.
O acesso a Penedo é bem fácil. A principal rodovia de acesso é a Presidente Dutra (BR-116), tanto para que está na cidade do Rio de Janeiro (170 km) ou São Paulo (269 km).