Rede promove viagens de baixo custo em troca de ajuda voluntária

Por Tatiane Ribeiro

Viajar por baixo custo deixou de ser um sonho e se tornou realidade para muitos jovens que encontraram soluções alternativas para poder experienciar novas culturas pelos diversos continentes. A Workaway é uma dessas redes que com a ajuda da internet e de pessoas de boa vontade tem ajudado a tornar acessível a possibilidade de conhecer o lado real de um país estrangeiro.

Foto: Yichen/Divulgação/Workaway

O site tem como objetivo promover a troca justa entre viajantes de baixo orçamento, alunos de idiomas, famílias abertas ao intercambio cultural ou qualquer instituição que precise de trabalho voluntário.

A ideia é simples: o viajante trabalha algumas poucas horas por dia em troca de alimentação e alojamento. É possível oferecer desde pintura à cuidados com o jardim, serviço de babá ou ir às compras.

Pôr do sol na região da Sardenha, Itália

A plataforma mantém um banco de dados onde os interessados preenchem um perfil sobre que tipo de ajuda pode oferecer. Dessa forma, os anfitriões podem buscar os visitantes que querem receber de acordo com o que necessitam e vice-versa. Mais de 135 países estão conectados à rede.

Para o perfil é recomendado subir fotos e até vídeos de apresentação. O site também promove um concurso de fotografia mensal onde é possível ganhar dinheiro para estender as viagens.

Trabalho voluntário no Nepal
Foto: Maria/Divulgação/Workaway