Eleições 2020: o que faz um prefeito?

O prefeito é o chefe do poder executivo do governo local. Ele tem a responsabilidade de administrar a cidade promovendo desenvolvimento e bem-estar para os cidadãos.

Cabe a ele, por exemplo,  planejar e definir como serão gastos os recursos arrecadados com impostos e outras verbas repassadas pelo estado e pela União. E esse dinheiro deve empregado em áreas essenciais como educação, saúde, transporte, saneamento básico, limpeza urbana, zeladoria…

Também é papel do prefeito analisar as leis aprovadas pela Câmara Municipal. Ele pode sancionar, alterar ou vetar os projetos dos vereadores e, inclusive, propor novas leis.

De forma geral, a relação de trabalho entre os prefeitos e os vereadores acontece de forma similar a do presidente da República com os deputados e senadores.

Eleições 2020

Neste ano, os eleitores dos 5.568 municípios do Brasil deverão escolher seus representantes para o poder público municipal, ou seja, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Por isso, entender quais as funções e responsabilidade de cada um desses agentes públicos é fundamental!

Quer saber mais sobre o papel do prefeito? Solta o play e confira o vídeo até o final!