Últimas notícias:

Loading...

‘Eles olham pra Amazônia como um problema’ e não como uma oportunidade

Em um mundo com recursos cada vez mais escassos, é possível pensar em futuro sem levar em consideração a preservação ambiental de forma colaborativa? A análise desta questão e de muitas outras relacionadas à preservação do meio ambiente foi tema do segundo painel do projeto Causando Encontros.

O programa é promovido pela Catraca Livre e o Festival Path com o objetivo de conectar lideranças empresariais a protagonistas de lutas sociais em diferentes frentes.

Um dos convidados do programa, o diretor e presidente da Bemol, Denis Minev, que tem experiência na Amazônia com as ONGs Fundação Amazonas Sustentável e o Museu da Amazônia, fez uma importante reflexão sobre a questão da sustentabilidade na região.

“Eu sempre insisto que sustentabilidade na Amazônia não deve estar só ligado ao tema ambiental”, disse Minev. “Você deve olhar pra sustentabilidade tanto do ponto de vista econômico, do ponto de vista social, político e ambiental”.

Para o presidente da Bemol, desconsiderar a complexidade de todos estes fatores para compreender a região e seus problemas, seria o mesmo que enxugar gelo.

“A minha crítica a esse governo e governos anteriores é que todos eles olham pra Amazônia como um problema a ser resolvido e não como uma oportunidade a ser tomada. E só tem um problema aqui, que é o desmatamento do ponto de vista global. Os outros ficam ocultos. A pobreza no meio da floresta ela some, ninguém tá vendo”, conclui Minev.

Confira no vídeo uma pequena parte da participação do diretor e presidente da Bemol na segunda edição do Causando Encontros. E para assistir o debate na íntegra é só clicar no link: https://youtu.be/FFkf47qghhQ

+ Causando Encontros: