Fogo no Pantanal comove a internet, DiCaprio fala sobre a Amazônia e Ricardo Salles fica incomodado

O fogo que atinge o Pantanal, bioma localizado entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, já consumiu quase 2,5 milhões de hectares de floresta. A área representa mais de 10 vezes as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro juntas. Os dados são do Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama).

O rastro de destruição não atinge só a vegetação, mas todo o ecossistema que sobrevive dele. Imagens de animais mortos e feridos, de comunidades tradicionais deixando seus lares e comerciantes tentando ajudar no controle das chamas, têm circulado e comovido a internet. A #AjudaPantanal foi lançada para colocar o assunto e destaque e chamar a atenção do poder público para o problema.

Mas esse não foi o único acontecimento ligado ao meio ambiente que ganhou espaço na mídia nos últimos dias…

O ator americano Leonardo DiCaprio publicou um vídeo no Twitter criticando a gestão do presidente Jair Bolsonaro  (sem partido) no controle das queimadas na Amazônia.

O Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles não gostou do que leu e enquadrou o ator, convidando-o para participar de um projeto de arrecadação de fundos para a preservação do bioma. A história deu o que falar…

Confira no vídeo um resumo dos acontecimentos que colocaram a pauta ambiental em discussão!

VEJA +:

Thread do twitter: um resumo das notícias sobre as queimadas no Pantanal