Últimas notícias:

Loading...

“Na fila do Sus” retrata luta dos povos indígenas contra o desmonte da Saúde

“Na fila do SUS” é uma websérie em formato original com seis episódios e o seu segundo episódio, que trata da luta dos povos indígenas na defesa da saúde no contexto do avanço do agronegócio sobre áreas de preservação na Amazônia e conta com entrevista de Roberto Liebgott, do Coordenador da Regional Sul do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e de Sofia Mendonça, coordenadora do Projeto Xingu, da UNIFESP.

A exibição na íntegra acontece exclusivamente pela plataforma online Bombozila – responsável pela produção da série, e que disponibiliza gratuitamente mais de 500 documentários de quinze países sobre lutas sociais.

Gravada desde o ano passado, a produção independente foi produzida por meio de financiamento coletivo que ainda segue aberto aqui, com apoio do sindicato dos trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz e de profissionais de saúde da linha de frente em todo Brasil.

Para a diretora, Ellen Francisco o momento reforça a necessidade explícita da defesa do SUS: “A atual situação da saúde evidenciada pela pandemia de Covid-19 soa como um recado urgente: é necessário promover o debate sobre o desmonte do SUS no Brasil. Em uma situação como a atual isso reforça que a população precisa tomar conhecimento sobre o impacto disso na vida delas”.