15º Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC reúne atrações culturais
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
A programação da 15ª edição do Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC, realizado de quarta-feira (9/11) a sábado (12/11), inclui mesas temáticas, rodas de conversas e diversas atrações culturais, inclusive mostra cinematográfica. O evento acontece no Auditório Heleny Guariba, no Paço Municipal de Santo André. Para participar se inscreva aqui.
Nesta quarta, primeiro dia do encontro, às 16h30, logo após a conferência com o sociólogo e escritor José de Souza Martins, será exibido um slide show em homenagem a todos que ajudaram a construir o Congresso de História ao longo dos seus 32 anos.
Professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), Martins foi quem justamente propôs, há mais de 30 anos, a criação do evento regional ao prefeito de Santo André e fundador do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Celso Daniel (1951-2002).
- Santander oferece 10 mil bolsas em curso de programação no sistema Linux
- Entenda os impactos profundos da ansiedade social
- Visitar a Chapada dos Veadeiros em março é mais barato; programe-se
- Como a Neuralgia do Trigêmeo desafia os tratamentos convencionais
Em 1990, foi realizado em Santo André, pela primeira vez, um Congresso de História com foco na história regional, contando com o apoio fundamental do Grupo Independente de Pesquisadores da Memória do Grande ABC (Gipem).
Na quinta-feira, às 18h, é a vez de uma mostra de curtas-metragens. Serão exibidos os filmes Afogados, de Aron Feldman, Quando você não está, de Victor Hugo Simões, A lenda da folha seca, de Milton Santos, Cicatriz, de Ariana Macedo, e Caquinhos, de Denise Szabo.
A atração cultural de sexta-feira é a apresentação, às 18h, da Orquestra de Violeiros de Mauá, sob a regência do maestro Dedé de Lira. Fundado em agosto de 1990, o grupo tem como objetivo principal resgatar e valorizar a música sertaneja de raiz, conhecida como música caipira.
Para fechar a programação, no sábado, a atividade é uma caminhada monitorada pelo Centro Histórico de Santo André, com início no Centro Cívico da cidade e encerramento no Cine Theatro Carlos Gomes
O 15º Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC é organizado pelo Grupo Temático História e Memória do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Clique aqui para ver a programação completa do evento.
Sobre a mostra cinematográfica
Mostra: O Audiovisual como instrumento de salvaguardar a memória visual das cidades do grande ABC paulista.
Data: 10/11/2022 – as 18h00
A mostra vai passear por um recorte do Grande ABC paulista, sendo quatro cidades representadas em audiovisual, que são Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e Diadema; buscando ressaltar os realizadores/realizadoras e suas obras audiovisuais que perpetuaram as cidades, suas ruas, bairros, seu povo; nos roteiros de suas histórias.
Após as exibições teremos uma mesa de debates, que será composta pelos diretores Victor Hugo Simões, Milton Santos Jr. e diretora Ariana Macedo e Denise Szabo dos filmes exibidos, e também contaremos com a presença na mesa do Claudio Feldman, Ida Feldman e a Mostra tem a curadoria e mediação da mesa por Diaulas Ullysses.
AFOGADOS – direção Aron Feldman – ficção – vhs – 12 min. – 1993
Sinopse: Da natureza pulsante com suas águas límpidas, surge o homem cego no meio do barro e tudo muda – construções, prédios, ruas – o moderno avassalador destruindo tudo. Em algum momento da vida surgira uma âncora para salvar o ser humano.
São Caetano do Sul
QUANDO VOCÊ NÃO ESTÁ – direção Victor Hugo Simões – ficção – digital – 9 min. – 2014
Sinopse: A falta de diálogo dentro do relacionamento faz com que casal procure seus confidentes ao invés de resolver seus conflitos em casa.
São Bernardo do Campo
A LENDA DO FOLHA SECA – direção Milton Santos Jr. – Terror – digital – 13 min. – 2016
Sinopse: Um passeio turístico marcado pelo horror e pânico e uma terrível vingança macabra.
Diadema
CICATRIZ – direção Ariana Macedo – Vídeoperformance – digital – 15 min. – 2022
Sinopse: O corpo é um traje sagrado é com ele que se entra na vida e é com ele que partimos dela. Ao longo da trajetória da nossa vida adquirimos marcas de cicatrizes que fazem parte da cartografia de nossa pele.
São Caetano do Sul
CAQUINHOS – direção Denise Szabo – Documentário – digital – 21 min. – 2022
Sinopse: O piso de Caquinho é uma invenção popular que coloriu grande parte das casas brasileiras do século XX. Mas afinal, de quem foi a ideia? De onde ela surgiu? Conheça a história da cerâmica quebrada que, de tão popular, ficou mais cara que a peça inteira.
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram