1º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo: Inscrições abertas até 04/09

O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Estão abertas as inscrições, gratuitas e online, para participar do  1º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo. Os interessados podem acessar aqui até 04/09. O festival acontece de  28 de novembro à 02 de dezembro no CENFORPE (Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201 – Planalto – Saída 20A da Rodovia Anchieta – S.B. do Campo/SP).

O Festival que acontece em memória aos legados artístico, técnico e cultural da Cia. Cinematográfica Vera Cruz considerada a “Hollywood Brasileira” (1949-1954). Atualmente o conjunto de Estúdios e Pavilhões é patrimônio cultural tombado da cidade. Poderão participar filmes de curta e longa metragens nos gêneros de Ficção, Animação e Documentário na “Mostra Competitiva Terra do Cinema” aos profissionais do cinema brasileiro. As categorias de premiações e regulamento estão disponíveis no website oficial do festival.

São Bernardo do Campo é uma terra inspiradora, terra intitulada pelo slogan da Cia. Vera Cruz na época como “planalto abençoado”. Terra que produziu e distribuiu dezenas de filmes que circularam o mundo todo e galgaram prêmios nos principais Festivais de Cinema do mundo; além de revelar talentos como o ator MAZZAROPI e a atriz RUTH DE SOUZA como a primeira artista brasileira indicada ao prêmio de melhor atriz em um festival internacional de cinema, o Leão de Ouro no Festival de Veneza (1954), em que disputava com estrelas como Katherine Hepburn, Michele Morgan e Lili Palmer. Filmes como “Sinhá Moça” e “O Cangaceiro” receberam prêmios importantes da crítica internacional e projetaram os estúdios e o Cinema Brasileiro em amplitude mundial.

Este será um festival competitivo de abrangência nacional de filmes de curta e longa-metragem com capacidade para acolher mais de 25.000 pessoas ao longo dos 05 dias previstos de evento. O idealizador do festival é o artista Rudy Serrati, natural da cidade, que destaca:

“São Bernardo do Campo é de fato um “planalto abençoado” e o festival é uma grande oportunidade de celebrar a memória do cinema, premiar e revelar artistas, obras e profissionais do cinema brasileiro em terra de grandioso valor cultural que guarda parte de uma preciosa história do cinema nacional.”

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram