2ª Parada LGBTQIA+ de São Bernardo do Campo acontece neste domingo

O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

A 2ª Parada LGBTQIA+ de São Bernardo do Campo acontece neste domingo (10/09) a partir das 10h Rua Túnel, s/ nº, bairro Anchieta, São Bernardo do Campo – SP. (Atras do Ginásio Poliesportivo). Entrada gratuita.

O evento que vai as ruas após 11 anos sem atividade para a população ao ar livre. Registra-se que em 07 de
setembro de 2012 no Paço Municipal de São Bernardo foi realizado a 6ª edição do Grito LGBT nesta cidade, realizada por o Grupo Liberdade idealizador daquele evento na época, foi um evento muito festivo e com bastante orgulho naquela época. Sem apoio por conta do cenário político naquela época o grito não continuou apesar dos esforços e tentativas do grupo.

No dia 05 de dezemebro de 2012, iniciava-se outro projeto sob nova coordenação, em um momento pôs-pandemia e virtual realizou-se a 1 edição no que agora se chamava parada do orgulho LGBTQIA+ de São Bernardo do Campo no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Com a apresentação de Karen Markety oriundo do grupo Liberdade, Markety apresentou de forma muito alegre e com irreverência e trouxe brilhantismo para o evento, contado com artista locais.

Depois de tanta luta, resistência e força de vontade a Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ leva o evento para
as ruas a céu aberto para que a população LGBTQIA+ possa celebrar e com muito orgulho demarcar território desta
cidade, na cidade da Casa Neon Cunha organização que atende a população LGBTQIA da cidade e região do ABC e
que tem se tornado referência a nível regional, estadual e nacional.

Com Line-up de porte nacional, a parada traz Pepita, uma das primeiras mulheres trans reconhecida no Funk, também tem hits nacionalmente consagrados inclusive com um programa IGT do grupo rede globo, também presente nesse evento estará Boombeat ex- integrante do Grupo Quebrada Queer, agora em carreira solo traz as marcantes musicas com tom de ativismo, mas não acaba por ai, teremos também Marcia Pantera, Drag Queen, criadora e percursora do batecabelo, Marcia que traz na sua arte importante contribuições para cultura LGBTQIA+. Sob apresentação de Karen Markety e Co- Apresentação de Carla Rangel que são artistas e militantes da cidade de são Bernardo, teremos várias apresentações de artistas locais.

Com o tema “ Sem Medo” pela saúde integral da população LGBTQIA+ o temas traz uma cobrança para que os
equipamentos públicos voltados para saúde, adotem um protocolo exclusivo para essa população por conta das
especificidades de cada situação, é interessante lembrar que em 2020 Ester uma travesti preta em situação de rua foi
queimada viva pela ausência do estado, ainda nessa mesma situação Suzi uma travesti preta em situação de rua com
problemas relacionados a saúde mental também foi cruelmente assassinada por esse mesma ausência.

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram