Apresentações de música e dança marcam reabertura do Parque Salvador Arena em São Bernardo

O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Para comemorar a entrega da revitalização do Parque Salvador Arena (Av. Caminho do Mar, 2980 – Rudge Ramos), que ocorre neste sábado (19/8), a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, promove a partir das 12h apresentações musicais do Centro Livre de Música (CLM), performances de ballet, além de show especial da cantora Graça Cunha que faz, ao lado da banda, um tributo às divas do jazz. Gratuito e aberto ao público, o evento faz parte da programação de aniversário dos 470 anos de São Bernardo.

Além das apresentações culturais, barracas da economia criativa estarão no local com comidas típicas e artesanato. “Queremos fazer uma grande festa para essa entrega do espaço totalmente reformado. A população de São Bernado merece ver o seu patrimônio preservado. O Salvador Arena faz parte de um conjunto de obras de revitalização de equipamentos públicos que devem ser recuperados e devolvidos aos moradores da nossa cidade”, declarou Orlando Morando.

Foram investidos na obra de revitalização cerca de R$ 2 milhões, custeados pela Fundação Salvador Arena – que administra o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena e a Termomecânica –, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos.

REVITALIZAÇÃO – As obras de recuperação do Parque Salvador Arena incluíram a modernização da fachada do parque, com nova pintura, instalação de novas catracas de acesso, restauração de sanitários, camarins, pista de caminhada, chafariz, prédios da administração, da lanchonete e playground, troca de aparelhos da academia ao ar livre, colocação de novos bancos, pintura geral, implantação de acessibilidade, instalação de espaço pet, instalação de fraldário, implantação de enfermaria, obras de restauração da calçada do parque e do teatro de arena, obras elétricas e hidráulicas e a revitalização do lago de carpas.

Além do Salvador Arena, outro espaço histórico da cidade que também foi revitalizado foi a Chácara Silvestre. Tombado como patrimônio cultural e arquitetônico do município, o local passou por obras e, no início de 2023, foi entregue à população após investimento de R$ 3 milhões custeados pela iniciativa privada. Além de recuperação das áreas danificadas do casarão, foram realizadas melhorias no parque, como instalação de portal de acesso, troca da comunicação visual, pintura, construção de centro de treinamento canino (para atuação da Polícia Militar), implantação de iluminação em LED, totem ‘Eu Amo SBC’, além de ciclovia, espaço pet e rede wi-fi.

PARQUE RAPHAEL LAZZURI – Dentro da proposta de reestruturação de equipamentos públicos da cidade, o prefeito Orlando Morando autorizou na terça-feira (15/8) o início das obras de revitalização do Parque Raphael Lazzuri, localizado na Avenida Kennedy, 1.111, bairro Anchieta. As obras no parque envolvem desde modernização do layout de entrada a substituição geral do piso existente, revitalização do playground, com novos brinquedos, recuperação da pista de caminhada e do teatro de arena, incluindo nova cobertura e palco, além da revisão de todo o paisagismo, iluminação e bicicletário, bem como instalação de câmeras nas áreas periféricas do espaço. A previsão de entrega das intervenções é até o fim de dezembro.

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram