Atrium Shopping traz exposição ‘Mesozóica: A Era dos Dinossauros’

Até de de
Todos os dias
– 10h às 22h
Preço: Gratis
Local: Atrium Shopping
Rua Giovanni Battista Pirelli, 155 – Vila Homero Thon, Santo André – SP, Brasil
Mais informações:
Telefone: (21) 2265-9933
Site: http://www.funarte.gov.br/espaco-cultural/teatro-cacilda-becker/

De 11 a 26 de maio, o Atrium Shoppingem Santo André, será povoado por criaturas com milhões de anos. Ou melhor, por seus vestígios, na forma de fósseis e réplicas. Localizada no Piso Térreo, a exposição Mesozóica – A Era dos Dinossauros traz mais de 70 animais diferentes que viveram entre 250 e 65 milhões de anos (a chamada Era Mesozóica), incluindo os dinossauros e outras criaturas igualmente interessantes.

Mostra reúne fósseis e réplicas de mais de 70 espécies que habitaram o planeta no período Mezozóico, que compreende entre 250 e 65 milhões de anos atrás.
Créditos: Divulgação
Mostra reúne fósseis e réplicas de mais de 70 espécies que habitaram o planeta no período Mezozóico, que compreende entre 250 e 65 milhões de anos atrás.

 

A exposição é realizada pelo grupo Paleontos, Associação Científica e Cultural que tem por objetivo divulgar o conhecimento científico à comunidade, em parceria com o curso de Biologia da Fundação Santo André e a secretaria do Meio Ambiente. Na loja do Paleontos, montada junto à exposição, os visitantes poderão adquirir algumas lembranças do evento.

 

Durante a mostra, o público poderá aprender mais sobre a ecologia e a biodiversidade daquela época remota (para se ter uma ideia, os primeiros humanos surgiram há cerca de 300 mil anos), além de conhecer curiosidades sobre diferentes espécies, como o Tiranossauro Rex, Velociraptor, Anquilossauro, entre outros, divididos em diferentes “famílias”, contempladas pela exposição. Saiba mais sobre elas:

 

Terópodes
Inclui uma grande diversidade de dinossauros carnívoros, desde o miúdo compsognato ao gigante Tiranossauro Rex. Todos andavam em pé e muitos eram especializados em caça predatória, dispondo de garras e dentes afiados para tal. É desse grupo que vieram todas as aves que conhecemos hoje.

 

Sauropodomorfos
São conhecidos pela cauda e pescoço comprido e, em alguns casos, pelo tamanho excepcional. É também um dos grupos mais antigos de dinossauros e mais conhecidos. Alguns sauropodomorfos, como o Braquiossauro e o Argentinossauro, são as maiores criaturas terrestres que já viveram no planeta.


Ornitópodes
Os ornitópodes eram dinossauros herbívoros, que surgiram durante o período Jurássico, como animais pequenos e velozes, até dominarem o final do período Cretáceo com formas extravagantes e de grande tamanho, como os Dinos-bico-de-pato. Caminhavam tanto de pé quanto de quatro e muitos viviam em manadas.

 

Marginocéfalos
A cabeça sempre é o que mais chama a atenção nesse grupo de dinossauros, adornada com calombos ou chifres, que provavelmente eram usados em combate, tanto territoriais quanto para defesa ou disputa em época de acasalamento. Alguns, como o Triceratops, se pareciam com gigantescos rinocerontes.

 

Tireóforos
A blindagem, sempre composta de carapaça ou espinhos é a marca registrada desses dinossauros quadrúpedes e herbívoros, de tal modo que alguns, como o Anquilossauro, eram mais intimidadores do que um tanque de guerra.

 

Criaturas do mar e do ar

Enquanto os dinossauros dominaram a terra seca, os céus da Era Mesozoica eram dominados pelos Pterossauros, répteis alados que figuram entre as maiores criaturas voadoras que já existiram. Nos oceanos grandes répteis dominavam, como os Ictiossauros, Mosassauros e Plesiossauros. Mas, ao contrário do que possa parecer, não eram dinossauros, mas sim “primos” desses.

 

Os “vizinhos” dos dinossauros 

Muitas curiosas criaturas coexistiram no planeta lado a lado com os dinossauros, como outros répteis, insetos, e pequenos mamíferos. Embora fossem “figurantes” nessa época, o legado de tais criaturas permanece até hoje, uma vez que tiveram a oportunidade de se diversificar abundantemente logo após a extinção dos dinossauros.