Últimas notícias:

Loading...

Aula Show sobre Jackson do Pandeiro e a MPB acontece nesta quinta

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Por: Redação

A aula show sobre Jackson do Pandeiro e a MPB será transmitida nesta quinta-feira (08/04) pela página do Facebook de Cláudio Campos. Na Live será apresentada a trajetória e as obras do artista, que ficou conhecido como o “Rei do Ritmo”, e abordará sua influência na produção musical de nomes consagrados da MPB como Gilberto Gil, João Bosco, Lenine, Alceu Valença, Gal Costa, Chico Buarque, Elba Ramalho, entre tantos outros.

Neste encontro, o músico, professor e pesquisador acadêmico, Cláudio Campos, traz resultados de sua pesquisa de doutorado, realizada no IA/UNESP e na Universidade de Aveiro (Portugal), cuja tese enfoca os desdobramentos da obra de Jackson do Pandeiro (1919 – 1982) no campo da música popular brasileira.

Apontado por historiadores, artistas, pesquisadores e críticos musicais como um dos principais nomes da música nordestina, Jackson do Pandeiro foi também um de seus maiores divulgadores, atuando nos meios de comunicação social de sua época, como o rádio, o disco, o cinema e a televisão. Foi reconhecido por seu virtuosismo vocal e instrumental, em especial por sua grande habilidade nas divisões rítmico-melódicas vocais e na performance com instrumentos de percussão, o que lhe valeu o “título” de “Rei do Ritmo”.

São muitas as músicas gravadas por Jackson que se tornaram “clássicos” da MPB, como Chiclete com Banana, O Canto da Ema e Sebastiana, entre outras. Nesta aula-show, Cláudio Campos abordará estes e outros temas relevantes sobre a trajetória artística de Jackson do Pandeiro, ilustrados com apresentações musicais “ao vivo” de obras destacadas do repertório deste mestre da MPB, bem como de composições feitas em sua homenagem, como Jack Soul Brasileiro, de Lenine, e Coração Bobo, de Alceu Valença.

O evento é realizado como contrapartida da Lei Aldir Blanc e tem o apoio da Secretaria Municipal de São Caetano do Sul.

E na segunda-feira (12/04) às 20h haverá a estreia no canal do Youtube do músico.

#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram

Compartilhe: