Biblioteca de Diadema é referência nacional em boas práticas de inclusão
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
A Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira ingressou na Febabacess, que é o (GT) grupo de trabalho de acessibilidade da Febab (Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições). Dessa forma, o equipamento cultural de Diadema (SP)passa a ser divulgado em âmbito nacional pela rede e figura como referência em boas práticas de inclusão.
A Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira foi eleita, em uma pesquisa realizada em 2021 e 2022 pela doutora em história e pesquisadora do Museu de Artes de São Paulo (MASP), Mariana Oliveira Arantes, como o equipamento cultural com mais acessibilidade, tanto de área e estruturas físicas, quanto de atitudinal, que é a capacidade de auxílio dos funcionários aos frequentadores que têm alguma deficiência. A pesquisa avaliou 198 equipamentos em 34 cidades da Região Metropolitana de São Paulo.
- Novembro é época de Kizomba – a Festa da Raça em Diadema
- Programação cultural de outubro tem música, exposição e teatro em Diadema
- 3ª edição da Mostra Cênica acontece na Fábrica de Cultura Diadema a partir desta terça
- Literatura, dança e cinema tomam conta da agenda cultural em Diadema
A coordenadora da rede de bibliotecas de Diadema, Ruymar Marazo Soares, pontua que fazer parte desse GT é a possibilidade de que mais pessoas em todo o País, conheçam não apenas a Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira, como as diferentes atividades que são realizadas no equipamento. “A gente tem aqui máquinas de braile, livros em braile, uma série do que chamamos de tecnologias assistivas, além de diversas oficinas como massoterapia, dança, desenho HQ e violão, além de aulas de Braille e Libras”, afirma.
A Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira fica na Rua Bernardo Lobo, 263, na Vila Nogueira, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17 horas. Telefone 4071-9684.
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram