CEU Marek ganha nova identidade visual com graffiti de 800 metros quadrados
O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
Novas cores e formas estão tomando conta da grande fachada do CEU Marek, no Jardim Marek. O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) localizado no local que até pouco tempo atrás era conhecido como Buracão, terá, até o próximo domingo (20/11), painéis de graffitis em 800 metros quadrados em sua fachada.
A inauguração do novo visual do equipamento acontecerá no próprio domingo, com a realização do Festival de Pipas e uma programação especial em referência ao Dia da Consciência Negra.
“A iniciativa foi pensada com o objetivo de suprir a carência de uma identidade visual para o equipamento, que é uma referência para a população da região. Já que além de toda a programação de cultura e esportes, abriga um Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Mas muitas pessoas param e perguntam se é aqui por não encontrarem uma identificação clara”, explica a coordenadora do CEU, Adriana Leandro.
Segundo Adriana a fachada principal com o nome do equipamento vai mudar de lado e se tornar mais visível para quem olha de longe quando procura o local. Além disso, a extensa área que está sendo pintada vai receber imagens com cores intensas da fauna e flora que antes existia naquela região, e também imagens que fazem referência aos bairros do entorno, como Centreville e Cidade São Jorge.
“O projeto chama Bioma e Ocupações Urbanas, porque faz uma referência à transformação da paisagem com as ocupações e lutas por moradia do Centreville e do São Jorge. Quem passa por aqui vai conseguir reconhecer as referências e, ainda, haverá um QR Code, em que ao acessar vai ser possível ter informações sobre a história dos bairros”, acrescenta.
Para a realização da nova identidade visual do CEU Marek, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura, respondeu ao chamamento público “Juntos pela Cultura 2022 – Amigos da Arte – Edital Arte Urbana”, promovido pela instituição do terceiro setor Amigos da Arte, junto com o Governo de São Paulo. “É um edital para municípios, então contatamos os artistas, desenvolvemos o projeto e fomos contemplados”.
Quatro artistas visuais da região, com vasta experiência no universo do graffiti, foram convidados a participar do projeto. A equipe é composta por Mônica Ancapi, Dimi Govea, Marcos David e Puma, esses dois últimos do grupo Guerra de Cores, uma das iniciativas precursoras do graffiti na região, no início dos anos 90.
“Nós já trabalhamos juntos há algum tempo. Isso faz com que a gente conheça bem o trabalho um do outro, o ritmo e o estilo, tornando a gente uma ótima equipe e fazendo o trabalho andar rápido”, conta Dimi Govea. Para o artista, o trabalho vai causar um impacto muito positivo na população do entorno, porque a obra trará conforto visual para quem tem contato com o CEU. ”Já temos até uma área ‘instagramável’ e muita gente está vindo aqui e tirando fotos para o Instagram”, conta.
Marcos David também percebeu, mesmo enquanto realiza o trabalho, que as pessoas já notaram e estão comentando sobre a mudança. “A pintura, a arte e o graffiti, o muralismo, dão vida ao ambiente. E, assim, promovem a mudança da emoção das pessoas com o meio em que vivem, fazendo com que se sintam melhor”, afirma.
Para a artista visual Mônica Ancapi, a pintura, que para ela dá muito prazer, promove a humanização do espaço. “Cada um é responsável por uma parte, mas a obra tem a proposta de criar painel único, com imagens integradas, que a pessoa possa apreciar do começo até o fim, que ela possa fazer uma leitura, como em um livro”, diz Mônica. “O mundo inteiro está se abrindo para arte urbana. Uma parede em silêncio precisa ser ocupada e poder criar uma poesia no muro é fantástico”, completa.
Programação – O prazo para entrega do novo graffiti do CEU Marek, definido em edital, é 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Para celebrar a data e comemorar a nova identidade visual do equipamento, estão programadas diversas atividades.
O primeiro “Campeonato de Pipas CEU Marek e Comunidade” começa às 9h e vai premiar a maior pipa, a menor pipa e a pipa mais bonita. A partir das 10h, a programação traz ainda o som do DJ Edinho, artista local e morador da região, além de exposição e oficina de pipas.
Às 14h acontece show de ilusionismo e também o já tradicional Sarau do Buracão, que é idealizado, construído e realizado por moradores envolvidos com a cultura da região do Jardim Marek e adjacências. É aberto para toda a cidade e dialoga com diversas manifestações artísticas, tais como literatura, poesia, música, dança artes circenses, entre outras.
Também para celebrar o Mês da Consciência Negra, o CEU Marek oferece, neste sábado (19) a oficina de jogos de tabuleiros africanos, onde os participantes aprenderão a construir e poderão levar o jogo pra casa. A prática de jogos de tabuleiro faz parte do aprendizado ancestral de países africanos há mais de mil anos. A atividade começa às 15h.
Já na segunda-feira (21) vai ser a vez do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) localizado no CEU Marek celebrar o Mês da Consciência Negra, com uma série de atividades que terão início às 13h, com palestra da advogada, professora e mediadora de conflitos, Carmen Jane e a oficina de tranças e cortes de cabelo afro, com Isabel Tranças. O encerramento do evento acontece às 16h com roda de capoeira liderada pelo Mestre Ronaldo.
Serviço
Consciência Negra no CEU Marek
Oficina de jogos de tabuleiros africanos
Dia 19/11 (sábado), às 15h
Campeonato de Pipas CEU Marek e Comunidade
Dia 20/11 (domingo), às 9h
Show de ilusionismo
Dia 20/11, às 14h
7º Sarau do buracão
Dia 20/11, às 14h
Palestra e oficina de tranças
Dia 21/11, às 13h
Endereço: Rua Engenheiro Alfred Heitzmann Júnior, s/n° – Jardim Marek
DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram