Últimas notícias:

Loading...

Crianças: programação de julho do Sesc Santo André mescla atividades presenciais e online

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Por: Redação

Todos os sábados, às 16h30, o canal do Sesc Santo André no Youtube disponibiliza novos conteúdos para as crianças e suas as famílias acessarem e se divertirem juntas. A programação alterna, quinzenalmente, contação de histórias e números circenses. A retomada gradual de algumas atividades presenciais vem diversificar e completar as opções.

Crédito: Foto: Divulgação Sesc Santo André.Atividades presenciais mediante agendamento prévio no Portal Sesc SP  Foto: Divulgação Sesc Santo André.

É bem verdade que teremos, pelo segundo ano, um mês de julho, assim, meio “esquisitão”. Afinal, devido ao longo período de pandemia, nem as aulas estão totalmente dentro da normalidade, que diremos das férias? Mas nem por isso vamos economizar na alegria e diversão da garotada. Se a proposta continua sendo reunir a família toda e brincar em casa, o cardápio de atividades “Pra Todas as Famílias” acompanha e segue bem variado, mas agora já é possível dar uma escapadinha, com toda segurança, claro, e visitar a exposição reAlices: narrativas artevisuais no Sesc Santo André. E, se organizar e agendar direitinho, ainda dá para passar na biblioteca da unidade e levar alguns livros para ler em casa.

“PRA TODAS AS FAMÍLIAS”

Atividades online disponíveis no canal do Sesc Santo André no Youtube

BRINCADEIRAS

Todos os sábados – às 10h

Brincar em Casa

Com os Educadores em Atividades Infantojuvenis do Sesc Santo André

Sinopse: Dicas de brincadeiras, jogos, teatro, música e muita contação de histórias! Tudo para as crianças brincarem e se divertirem em casa.

CIRCO – CABARÉ DIGITAL

Dia 03/7, sábado, às 16h30.
Na Garrafa
Com Pequena Trupe de Circo

Sinopse: Em um clima irreverente, “Dudu do Circo” apresenta o número “Na Garrafa”. Com seu instrumento musical nada convencional, suas garrafas afinadas compõem a cena e dão um tom mais melódico ao momento com um personagem excêntrico musical.

Pequena Trupe de Circo é uma Companhia de circo/teatro de rua que atua na região do ABC paulista desde 2014, na pesquisa da arte de rua e das artes circenses, buscando sempre desenvolver seus trabalhos estabelecendo a relação da troca de saberes. Eduardo do Amaral “Dudu do Circo”, coordena ações solo ou em grupo, realizando espetáculos, cortejos circenses, intervenções e oficinas, dentre outros.

Dia 17/7, sábado, às 16h30.

A Vizinha

Com Cia Teatral Circo Delas

Sinopse: Uma nova vizinha muda-se para a casa ao lado de D. Carmelona, interrompendo seu precioso sossego. As duas são muito diferentes: D. Carmelona, quieta e silenciosa, já a vizinha é atrapalhada e animada. Pronto, está armada a confusão! Será que um dia elas irão se entender?

“A vizinha” aborda, de forma cômica e poética, o encontro entre pessoas em diferentes fases da vida e os aprendizados e trocas genuínas que podem surgir quando nos abrimos para conhecer alguém além de uma primeira impressão.

A Companhia Teatral Circo Delas pesquisa o teatro a partir da comicidade feminina da palhaça (clown), realizando apresentações em teatros, parques e ruas. O repertório da companhia é composto pelos espetáculos “As Clássicas”, “Dia de Praia” e “O Baú”, além dos números curtos “O Bombom”, “As Pombas” e da micro-série audiovisual “Calma, ainda não pode sair”. Desde que surgiu, em 2017, vem conquistando prêmios em mostras e festivais. Parte do elenco da companhia integra a equipe permanente de artistas da organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil, tendo se apresentado em várias cidades do estado de São Paulo e realizado o projeto internacional de El Salvador.

Dia 31/7, sábado, às 16h30.

Des.Cantadas: a verdadeira história da barata Renata

Com Circo Di SóLadies

Sinopse: DES.CANTADAS é um projeto do Circo Di Sóladies que recria letras das músicas infantis que tanto reforçam o machismo e o sexismo na sociedade. Além das novas letras para as músicas, traz a história de personagens marcantes do imaginário coletivo.

Renata era uma barata muito esperta, mas, por muito tempo, tudo que ela fazia tinha sempre alguém que dizia: é mentira da Barata! Com o tempo, Renata descobriu que isso era uma forma de desrespeito pelo trabalho e por todo conhecimento que ela adquiriu junto com sua família! Neste episódio será revelada A Verdadeira História da Barata Renata.

O Circo Di SóLadies é um grupo formado por artistas que pesquisam a linguagem cômica na cena teatral, circense e audiovisual. O grupo foi criado em 2013 partindo da percepção de que havia ainda um pequeno espaço dado à mulher nas artes cênicas em se tratando de comicidade e linguagem da palhaçaria. Desde o início da formação, o grupo trabalha com criação de esquetes, intervenções cênicas e espetáculos com dramaturgia própria, utilizando o jogo cênico, o improviso e estudos teóricos sobre o feminismo, como elementos fundamentais para a conexão e interação com o público, estimulando a imaginação para conquista do estado da graça e do riso.

CONTAÇÃO – JANGADA DE HISTÓRIAS

Dia 10/7, sábado, às 16h30.

Do Baú da Minha Vó

Com Cia Navega Jangada

Do Baú da minha avó (Como surgiu a noite?)

Dois contadores abrem um antigo baú e dentro encontram histórias guardadas por sua vó. Dentre elas: “Como surgiu a noite”, o mistério será desvendado com muita música e objetos que se transformam.

Dia 24/7, sábado, às 16h30.

Conto de Brinquedo, a história de Ping e Pong

Com Cia Navega Jangada

Sinopse: Por meio da manipulação de brinquedos, antigos e atuais, a Cia Navega Jangada conta a história de dois irmãos: Ping e Pong. A música ao vivo faz parte dessa divertida brincadeira.

A Cia Navega Jangada de Teatro, fundada em meados de 2008, vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa que tem como algumas de suas referências o teatro popular, a corporalidade do ator, o teatro de animação, a linguagem não verbal, o circo e a música ao vivo como forma de narrativa. A Cia, que  alterna vários jangadeiros no remo, conta com a direção de Talita Cabral e as músicas de Rodrigo Régis.

ATIVIDADES PRESENCIAIS – mediante agendamento prévio no Portal Sesc SP

#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram

Compartilhe: