Documentário sobre Diadema será lançado nesta segunda no YouTube

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

O documentário “E assim se construiu a cidade” de Bruna Vitorino será lançado nesta segunda-feira (14/03) às 19h. A obra conta através da história de três mulheres que vivem com suas famílias em Diadema há mais de 50 anos, o surgimento desta cidade. Para assistir clique aqui.

Bruna Vitorino é moradora de Diadema, dançarina e arte educadora. E tem o projeto “Histórias de Onde Vim”, que conta as memórias de familiares e resgata histórias incríveis e que se aproxima das raízes de tantos brasileiros. Este material está disponível no canal do YouTube da autora.

O novo projeto tem o objetivo de contar a história da cidade de Diadema, em São Paulo. É uma homenagem a vida de três mulheres maravilhosas: Dona Dirce, Malú, Vilma. Elas criaram o sentimento de Quilombo, pertencimento, para muitas pessoas que também estavam chegando e encontraram na “Coroa de Nossa Senhora da Conceição”, solo para fixar suas raízes.

Quem nasceu ou viveu por muito tempo  em Diadema, têm a sensação de que o quintal ou cozinha de casa tem um tamanho bem maior do que real, por viverem cotidianamente juntos aos vizinhos e amigos. Partilhando o prato de comida, o copo d´água, o puxão de orelha, a reza.

“Quando paramos para observar a figura central em torno dessas ocasiões vemos nossas avós, mães, tias, cuidadoras. Mulheres, que trouxeram consigo o sentido de comunidade logo de cara, e que foram fundamentais também para a construção da nossa identidade e reconhecimento de nós como um povo”, explicou Bruna.

O documentário foi contemplada pelo edital LAB 01/2021- Diadema, concedido pela Secretaria Especial de Cultura,  Prefeitura de Diadema e Secretaria Municipal de Cultura.

#LeiAldirBlancDIADEMA2021 #EmergênciaCulturalDIADEMA2021

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram

Leia mais sobre Bruna Vitorino