Entenda como funciona o transplante de sobrancelhas
Cirurgia é rápida e deve ser feita por especialistas como cirurgiões plásticos ou dermatologistas
O transplante de sobrancelhas está ganhando popularidade, sendo uma solução para quem deseja preencher a área por diferentes razões. Entre os motivos mais comuns estão a remoção excessiva de pelos em outros tempos, fatores genéticos que resultam em falhas, problemas de saúde que levam à queda dos fios, além de cicatrizes por queimaduras ou acidentes. Também é uma escolha de quem busca realçar a simetria facial.
O procedimento cirúrgico é relativamente simples, realizado com anestesia local. No entanto, por envolver detalhes técnicos e possíveis riscos, exige uma avaliação criteriosa da saúde do paciente, incluindo testes como o de coagulação sanguínea. O transplante deve ser feito por um especialista, como cirurgiões plásticos ou dermatologistas capacitados em restauração capilar.
Quem pode fazer o transplante?
De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC), homens e mulheres podem se beneficiar do transplante. Porém, algumas condições, como certos tipos de alopecia, podem inviabilizar o procedimento. Uma análise médica é indispensável para determinar a viabilidade em cada caso.
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
- Como identificar os sinais de açúcar elevado no sangue e agir rápido
- O câncer colorretal pode avançar mais rápido devido a esse fator
Como o transplante é realizado?
O método, semelhante ao transplante capilar, segue um processo fio a fio. Segundo o cirurgião plástico Dr. Henrique Radwanski, os folículos capilares são retirados do couro cabeludo e implantados nas sobrancelhas, respeitando o formato natural da área. O procedimento, que dura cerca de oito horas, é muito procurado por quem deseja recuperar a densidade perdida, especialmente aqueles que adotaram sobrancelhas finas na moda dos anos 1990 e agora buscam um visual mais natural.
Como é a recuperação e em quanto tempo começam a nascer novos fios?
Após a cirurgia, o paciente normalmente recebe alta no mesmo dia. Os fios caem em até três semanas após e as raízes permanecem. A tendência é que os novos pelos comecem a crescer de maneira definitiva em 12 semanas, com resultado final de crescimento em até um ano após o transplante, que é definitivo.
Quais os principais cuidados com a nova sobrancelha?
É importante ter cuidado na hora de lavar o rosto e sempre secar de maneira suave e com uma toalha exclusiva. Além disso, deve-se evitar o uso de maquiagens e cremes no local e a exposição ao sol.
A atividade física mais pesada também não é recomendada nos primeiros dias pós-transplante. O importante é sempre seguir todas as indicações do cirurgião para um resultado final satisfatório.