Últimas notícias:

Loading...

16 coisas que os dermatologistas querem que você entenda

Por: Redação
Crédito: Getty Images/iStockphotoPele com acne é dos problemas que mais causam dúvidas

Quem nunca ouviu dizer que um banho de sol melhoras as espinhas ou que usar lâmina de barbear engrossa os pelos? Será que isso é mesmo verdade? Em um artigo para o site Minha Vida, o dermatologista Tiago Silveira Lima tira essas e outras dúvidas que rondam nossas cabeças. Confira:

Lavar os cabelos não causa queda

Muitas vezes os cabelos sofrem de alguma doença, que os deixa solto no couro cabeludo, e o movimento da lavagem os fazem sair nas mãos; entretanto estes fios (já na fase de queda) cairiam mais cedo ou mais tarde. Além do mais, não lavar o couro cabeludo pode causar dermatite seborreica, e eventualmente aumentar a queda. Vale lembrar que em condições normais perdemos de 100 a 150 fios por dia, sem caracterizar doença, e esses fios saem na maior parte, durante a fricção do banho.

Raspar os pelos não deixa eles mais grossos

Quando o fio de cabelo é olhado com auxílio de uma lupa, por exemplo, é possível perceber que ele vai afinando das raízes até as pontas. Ao ser raspado, removemos a ponta mais fina, e sua extremidade evidente já sai da pele no diâmetro mais grosso, mas é o mesmo diâmetro que o fio normal teria ao longo do seu comprimento.

As fases da lua não interferem no crescimento ou saúde dos cabelos

Os fios de cabelo são estruturas compostas basicamente de queratina, em outras palavras, são estruturas mortas e, por isso, não tem reprodução celular. A reprodução celular se dá nas raízes, dentro do couro cabeludo, e o fio vai se exteriorizando lentamente. O corte das pontas pode remover pontas duplas, ou um cabelo mais antigo, danificado e eventualmente quebrado, trazendo aspecto mais saudável.

As cutículas são uma barreira de proteção natural contra agentes inflamatórios

Essas estruturas ajudam a evitar que fungos vírus e bactérias entrem em contato com a pele das unhas. Portanto, a remoção da cutícula é sim prejudicial e pode causar doenças nas unhas! Muito cuidado na manicure!

O sol não melhora espinhas

Num primeiro momento, pode ter ação levemente antiinflamatória, e o bronzeado também esconde as manchas de acne; porém, passados alguns dias, as manchas de acne se tornam mais pigmentadas, e com a saída do bronzeado, mais evidentes; além disso, o sol causa edema (inchaço) nos poros, que obstruem mais fácil, aumentando cravos e espinhas. Portanto, peles com tendência a acne devem usar filtros solares específicos para elas.

Leia o artigo completo aqui.

Compartilhe: