Escola Livre de Teatro recebe Adélia Nicolete em encontro sobre o Teatro Conchita de Moraes e o teatro do ABC

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Nesta quarta-feira (23/03), a Escola Livre de Teatro (ELT) receberá a dramaturga e mestra em teatro Adélia Nicolete. O encontro, a ser realizado no Auditório Heleny Guariba, às 18h30, terá como tema, em especial, o texto publicado pela convidada no livro de comemoração dos 30 anos da ELT: ‘Um Canto de Amor e Guerra pelo Teatro’.

Engajada nos registros históricos do teatro do ABC, Adélia faz, em seu texto, um traçado sobre a relação entre o Teatro Conchita de Moraes, a Escola Livre de Teatro e a cidade. Durante o encontro, que marcará o início das aulas de “Escrituras do Teatro”, “Produção e Mediação Cultural” e “Ética e Introdução ao Pensamento Crítico”, ministradas para o Núcleo de Formação de Atores e Atrizes, Adélia traçará uma linha do tempo que justifique a criação de um teatro para amadores/as na região, bem como uma Escola Livre.

“É uma espécie de arqueologia que nos desperta para nosso papel, nossa função agora, em face de quem veio antes de nós e do que pretendemos que seja encaminhado a partir de nós. Uma corrente/rede. memória como pintura de guerra”, explica Adélia sobre o trabalho.

O encontro, aberto ao público, terá mediação de Fernanda Azevedo, Paloma Franca Amorin e Thaís Póvoa. Obrigatório o uso de máscara.

Currículo – Adélia Nicolete é mestra e doutora em teatro pela ECA-USP. É pesquisadora da memória do ABC, dramaturga convidada do Grupo Teatral Pontos de Fiandeiras, formado por atrizes egressas da Escola Livre de Teatro e participante do Núcleo de Dramaturgia da ELT entre 1997 e 2000.

Serviço:

Encontro com Adélia Nicolete “Um canto de amor e de guerra para o teatro”

Mediação: Fernanda Azevedo, Paloma Franca Amorin e Thaís Póvoa

Dia 23 de março, às 18h30

Local: Auditório Heleny Guariba, no saguão do Teatro Municipal, Praça IV Centenário, s/nº – Centro, Santo André

Entrada gratuita

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram