Espetáculo Elã marca o reencontro entre o Teatro e o público na Fundação das Artes

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

O espetáculo Elã, montagem de formatura dos alunos do último período da Escola de Teatro da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, marca a retomada das apresentações presenciais no Teatro Timochenco Wehbi. Resultado da pesquisa teatral dos alunos, a peça estará em cartaz de 23 de outubro a 2 de novembro de 2021, com ingressos limitados a 50 espectadores, seguindo os protocolos de segurança.

“Elã” apresenta cinco figuras solitárias que vivem numa grande metrópole. Entre as “medianeras” (palavra espanhola que se refere àquelas paredes sem janelas dos edifícios, também chamadas de paredes cegas), estas figuras buscam encontrar-se num mundo em suspensão.
Formada por cinco atores e atrizes, ao longo dos três anos e meio do curso técnico, a Turma 65 teve a oportunidade de encenar diversos estilos e períodos artísticos. Passaram por processos colaborativos, investigações cênicas e autores de diferentes linhas estéticas, entre eles, José Roberto Torero, Harold Pinter e Eric Bogosian.
Em quarentena desde março de 2020, o grupo se reinventou e enveredou para a pesquisa do audiovisual e, agora, faz o caminho de volta, começando o processo remotamente e retornando para a cena presencial.
Neste retorno, o foco na comunicação da pesquisa para as Artes Cênicas trouxe muitos desafios. “O retorno não foi de onde paramos. Além de nos adaptarmos a todos os protocolos sanitários em virtude da pandemia, tivemos que nos adequar a um novo fazer teatral. A relação sobre fazer e apreciar Arte mudou. Estamos descobrindo isto, durante a montagem do Espetáculo e nos ensaios abertos aos alunos da Escola”, afirma Celso Correia Lopes, professor orientador que está à frente do projeto e acompanha a turma desde o início da pandemia.
“O Grupo realizou, em 2020, um potente trabalho audiovisual intitulado Incerto. O desafio foi imenso para pensar os princípios das Artes Cênicas para o Audiovisual, o caminho de volta foi cheio de descobertas e desafios pessoais e artísticos. Tudo está diferente; o mundo e nós mudamos”, pontua Lopes, refletindo sobre o grupo de atores e atrizes em fim de percurso pedagógico.
Sobre a Fundação das Artes

Criada em 1968, a Fundação das Artes é reconhecida como uma das mais tradicionais escolas de formação de artistas do País. A instituição conta, hoje, com cerca de 1.300 estudantes e oferece cursos de formação livre (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) e técnica (Dança, Música e Teatro).
A Escola de Teatro é referência nas artes cênicas desde 1969. Com um projeto pedagógico criativo, fruto da experiência da equipe docente, o ensino considera a faixa etária de modalidade do curso. Também dá atenção ao conhecimento técnico do ofício do ator, ao incentivo da liberdade criativa e ao uso da imaginação, sem deixar de lado os meios de produção para a existência da arte.

SERVIÇO

Elã – Temporada de Formatura da Turma 65 do Curso Técnico de Teatro

Elenco: Bianca Iatallese, Camila Cezar, Fabio Ueda, Laura Sivero e Natália Borges.

Equipe Criativa:

Direção Cênica e Dramaturgia: Celso Correia Lopes

Assistência de Direção, Preparação Corporal e Orientação de Visagismo: Melissa Aguiar

Trilha Sonora Original: Henrique Bastos

Projeto de Iluminação e Produção: Sérgio de Azevedo

Preparação de Ator: Célia Lucca

Temporada

23 de outubro, sábado, 20h

24 de outubro, domingo, 18h

25 de outubro, segunda-feira, 21h

29 de outubro, sexta-feira, 21h

30 de outubro, sábado, 20h

31 de outubro, domingo, 18h

1 de novembro, segunda-feira, 21h

2 de novembro, terça-feira, 18h

Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia entrada para estudantes, professores, idosos e filipetas digitais). A Bilheteria abre uma hora antes de cada sessão.

Classificação Indicativa:14 anos

Disponibilidade: 50 lugares

Local: Fundação das Artes – Teatro Timochenco Wehbi

Rua Visconde de Inhaúma, 730 – Bairro Oswaldo Cruz – São Caetano do Sul

Tel. 4239-2020

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram