Haya Falafel dá dicas de comidas veganas

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

A Comida vegana precisa ser cara?

No Oriente Médio, por exemplo, um dos principais pratos vendidos é vegano. A resposta é não. Muita gente acredita que para ser vegano o bolso precisa sofrer. Mas saiba que o veganismo está muito mais presente no nosso dia-a-dia do que pensamos.

Haya Falafel tem um monte de pratos gostosos esperando por você. Foto: Divulgação.
Haya Falafel tem um monte de pratos gostosos esperando por você. Foto: Divulgação.

A base do tradicional Prato Feito é vegana: Arroz, feijão, batata frita e salada. O que pode fazer com que esses alimentos deixem de ser veganos são alguns temperos utilizado para dar novos sabores aos alimentos.

O Falafel, por exemplo, é um salgado feito à base de grão de bico moído com outros vegetais. Sua origem ainda é motivo de muita polêmica entre diferentes países árabes. Ela remonta ao Egito do século I, sendo consumido principalmente durante a quaresma pelos cristãos. Afinal, é uma comida vegana em sua essência.

No Oriente Médio esses bolinhos são uma comida de rua, popular. Seu nome pode ser traduzido do árabe como “temperado”, e um bom falafel faz jus ao seu nome. Esse bolinho, que mais tarde percorreu o mundo, tem sabor e textura marcantes. Um lanche que junta o tradicional e o moderno em cada mordida.

Segundo João Previ do restaurante Haya Falafel, veganismo é uma alimentação acessível para todos. Segundo ele, “se olharmos para o passado vamos ver que a carne não é tida como o

principal alimento. Ela sempre foi considerada um complemento, por isso até hoje chamamos de mistura”.
Se tornar vegano é muito mais do que não comer carne ou os produtos derivados de animais. Ele envolve toda uma cadeia de produtores que se preocupam em fornecer alimentos com qualidade para que o resultado final do prato seja o melhor possível.

O Haya Falafel, por exemplo, seleciona os melhores e mais frescos ingredientes para que a comida que chega ao prato do consumidor possa proporcionar a melhor experiência. E tudo isso a um preço justo.

Agora me diz se você não ficou com vontade de provar as delícias do veganismo? Se você ficou interessado, o Haya Falafel tem um monte de pratos gostosos esperando por você.

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram