Mauá Plaza Shopping promove evento de conscientização sobre a comunidade surda, no Setembro Azul

O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Para refletir sobre o Setembro Azul, mês conhecido por valorizar a comunidade surda e promover a valorização da língua de sinais, identidade e cultura surda, o Mauá Plaza Shopping, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Mauá (APASMA), organizou nessa semana a ação “Se Coloca no Meu Lugar”. O evento foi voltado para os funcionários e os lojistas do estabelecimento, bem como influenciadores digitais. A ideia é oferecer a oportunidade para as pessoas experimentarem um dia na vida de alguém surdo, ao sentir e vivenciar um mundo sem som.

Para ter essa perspectiva, de uma pessoa que não ouve, os participantes fizeram o uso de protetores auriculares, bloqueando qualquer som. A partir desse momento, as pessoas foram desafiadas a realizar atividades cotidianas, como fazer um pedido em uma lanchonete, comprar um produto, pedir informação, adquirir um ingresso, ou até mesmo lidar com situações inesperadas, como informar que o ticket do estacionamento não foi emitido, entre outras atividades.

Segundo Ariane Oliveira, gerente de Marketing do Mauá Plaza, essa iniciativa é um grande passo. “Quando recebemos a APASMA pela primeira vez no Mauá Plaza fomos impactados com dificuldades em nos comunicar com os integrantes do projeto. Esse “game” foi criado para trazer mais pessoas a essa reflexão. Você já se imaginou nessa condição? Não ouvir vozes, músicas, sons do dia a dia e ainda ter que conviver com um mundo onde quase ninguém sabe a sua língua? De lá pra cá decidimos implantar um atendimento inclusivo de verdade para nosso cliente surdo”, salienta.

“O projeto ‘Se Coloca no Meu Lugar’, representa um passo significativo em nossa jornada contínua em direção à inclusão e à conscientização. Acreditamos que a empatia é a chave para criar uma sociedade mais justa e igualitária. Ao proporcionar uma experiência realista aos nossos funcionários, lojistas e parceiros, estamos construindo pontes de compreensão e respeito, contribuindo na quebra de barreiras para a valorização da comunidade surda”, completa.

Durante essa experiência sensorial do projeto, os participantes tiveram a companhia de guias surdos para acompanhar as pessoas que sentiram alguma dificuldade, nesse caso o guia só se comunicava em libras, o que tornou a vivência mais difícil e desafiadora.

Engajado com a comunidade surda, a primeira ação voltada para os surdos no Mauá Plaza foi realizada em 2021. E, desde então, pelo menos 200 pessoas, entre funcionários e lojistas, aprenderam Língua Brasileira de Sinais (Libras), isso porque o Mauá Plaza Shopping realiza programas de capacitação aos seus funcionários de segurança e atendimento em Libras, eles passam por reciclagem a cada quatro meses e são facilmente identificáveis por distintivos de identificação. Todos estão preparados para fornecer um atendimento acolhedor e eficaz ao público surdo, contribuindo na promoção da igualdade e da inclusão.

Sobre o Mauá Plaza Shopping

Inaugurado há 21 anos, o Mauá Plaza Shopping é um empreendimento que possui uma área bruta locável de 50.000 m², consolidando seu modelo de negócio diferenciado, que busca atrair investimentos que reforçam o mix de produtos e serviços com marcas exclusivas e inéditas. Atualmente o shopping possui mais de 250 operações.

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram