Mostra ‘”Dos meus comunistas, cuido eu” (Roberto Marinho)’ no ABC

O artista pernambucano Lourival Cuquinha está com sua exposição “Dos meus comunistas, cuido eu (Roberto Marinho)” com visitação gratuita na OMA Galeria, em São Bernardo do Campo, ABC Paulista, até 28 de outubro.

Detalhe da obra “Apólice do Apocalipse” de Lourival Cuquinha
Créditos: Detalhe da obra "Apólice do Apocalipse" de Lourival Cuquinha
Detalhe da obra “Apólice do Apocalipse” de Lourival Cuquinha

A mostra, de forte crítica política e social, discute em sua poética a liberdade do indivíduo frente ao meio social e capital, questionando assim até mesmo a prática do mercado de arte, tendo um trabalho transgressor o artista se posiciona de forma provocativa diante de um sistema movido pelo poder econômico.

A proposta demonstra o quanto é pertinente pensar e discutir a política pelo viés das artes visuais. O título escolhido por Cuquinha é a frase de Roberto Marinho, dita em 1964 quando, logo após o golpe militar, um dos ministros de Castelo Branco pediu que ele entregasse uma lista de seus empregados que tivessem ligações com a esquerda e o comunismo, o editor-diretor-proprietário, Roberto Marinho, então enunciou tal frase: ‘dos meus comunistas, cuido eu’.

“A exposição já estava planejada há bastante tempo e por uma triste coincidência, chegou em boa hora, pois o trabalho do Cuquinha é crítico, provocativo e incisivo, por assim dizer, ele revela um nervo exposto e inflamado frente à sociedade”, afirma o galerista Thomaz Pacheco, responsável pela OMA.

A mostra fica aberta para visitação gratuita até 28 de outubro, de terça-feira à sexta-feira, das 12h às 19h, e aos sábados, das 10h às 15h, na  OMA Galeria, que fica na Rua Carlos Gomes, 69- Centro, São Bernardo do Campo- SP.

Mais informações na página da exposição.

Quer ficar por dentro das atividades culturais e cursos gratuitos ou baratinhos no ABC Paulista? Então siga o VilaMundo no Facebook.