Oficina dos Menestréis apresenta o musical A Sétima Arte, com elenco formado por 40 atores com Síndrome de Down
O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre
A Oficina dos Menestréis apresenta, no início de junho, o resultado de um de seus mais importantes projetos sociais de inclusão por meio das artes cênicas. Trata-se do UP, iniciativa voltada a jovens e adultos com Síndrome de Down, que chega à sua 14ª edição. Sob direção de Deto Montenegro e Evelyn Klein, o público poderá conferir os cerca de 40 alunos em cena com a montagem do musical A Sétima Arte, de Candé Brandão e Patrícia Kfouri.
As apresentações ocorrem nos dias 05, 06 e 07 de junho, com entrada gratuita, no Teatro do Tênis Clube Paulista, sede da Oficina dos Menestréis em São Paulo. Os ingressos podem ser adquiridos diretamente pelo WhatsApp (11) 994160-2705.
História do Cinema no Palco – Com direção e adaptação de Deto Montenegro e Evelyn Klein, o musical traz ao palco Forrest Gump, personagem imortalizado por Tom Hanks nas telas do cinema, que narra a história da sétima arte, junto do elenco de 40 menestréis com Síndrome de Down e convidados especiais. Numa composição perfeita de luz, som e imagens, filmes e animações o espetáculo relembra produções que emocionaram e transcenderam gerações.
“As manifestações artísticas como a dança, a música e o teatro são responsáveis por emocionar de diversas formas os espectadores. E o cinema, considerado a sétima arte, parece ter uma responsabilidade maior. Sua linguagem é universal, assim como sua facilidade de acesso. Para interagir com essa maravilhosa fábrica de sonhos, a Oficina dos Menestréis trouxe para o palco a magia do cinema”, enfatiza Deto Montenegro.
“O cinema é a maior diversão, o teatro a maior emoção e o UP 14 em A sétima Arte traz um pouco de tudo isso”, complementa Evelyn Klein.
Ensaio Aberto e Palestra – Na sessão do dia 05 de junho, em que será realizado um ensaio aberto, os alunos participarão ainda de uma palestra com a Talento Incluir, empresa que trabalha com o objetivo de levar ações focadas em colaborar com o desenvolvimento das pessoas com deficiência, para ampliar sua inclusão no mercado de trabalho e na sociedade como um todo.
Vale ressaltar que a primeira fase do UP 14, que integra o Projeto Oficina 5, é inteiramente gratuita, com patrocínio das empresas Tegma, Fastline e Coimex, por meio da Lei Rouanet (Lei nº 8.313/1991).
UP – O projeto UP nasceu em 2009, idealizado pelo diretor da Oficina dos Menestréis, Deto Montenegro e pela psicóloga Camila Ribeiro Costa Leite. Ao longo dos anos o projeto já recebeu mais de 400 alunos, numa iniciativa inovadora de inclusão social por meio do teatro musical, treinamento artístico inclusivo e montagem de peças musicais para jovens e adultos com Síndrome de Down.
Trajetória – A ideia de trabalhar com inclusão surgiu quando Deto Montenegro encontrou, em Brasília onde fazia um projeto na Universidade Dulcina de Morais, uma amiga em reabilitação no Hospital Sara Kubichek, após ficar paraplégica. Foi então que começou esse grande desafio para o diretor: adaptar o treinamento para um grupo de deficientes físicos. Ao longo dos anos essa iniciativa tornou-se referência de superação e inclusão por meio da arte, pelo ineditismo de desenvolver teatro musical com deficientes. Após um ano de curso experimental e beneficente o grupo estreou o musical “Noturno” de Oswaldo Montenegro, o primeiro trabalho dos menestréis paulistas, carro-chefe da Oficina dos Menestréis, adaptado e rebatizado de “Noturno Cadeirante”, que em 2026 completa 23 anos.
Com o sucesso da iniciativa, a Oficina cria outros projetos sociais, que atendem de forma beneficente públicos especiais, criando o conceito de promover a inclusão social e a formação de público ao tornar as atividades de teatro musical acessíveis a qualquer pessoa.
Surgiram os projetos “Mix Menestréis”, com elenco formado por cadeirantes e pessoas com deficiência visual; “Maturidade”, somente com atores com 60 anos ou mais; “Aut”, com elenco de autistas e o “UP”, com jovens e adultos com de Síndrome de Down. Desde 2009, estes Projetos Sociais recebem o apoio institucional do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo Fiscal – Rouanet.
OFICINA DOS MENESTRÉIS
Em 1981 o cantor e compositor Oswaldo Montenegro passou a trabalhar com um novo método para dirigir seu elenco de atores, cantores e bailarinos, a fim de atingir maior agilidade, maior noção de conjunto e atenção redobrada dos atores. Desta maneira, ele criou alguns exercícios baseados no método do reflexo e atenção para o treinamento de seus elencos.
Deto Montenegro, irmão e ator de suas peças, desenvolve e adapta para profissionais de todas as áreas este treinamento artístico, acreditando que o desenvolvimento do reflexo, da percepção e da capacidade intuitiva melhoram as condições de vida do indivíduo. Em 1986, monta sua primeira turma de Teatro Musical no Rio de Janeiro, estabelecendo um trabalho de sucesso nos anos seguintes. Em 1991, desembarca em São Paulo junto com a Companhia Oswaldo Montenegro, criando sua primeira turma na cidade, que resultou no musical “Noturno”, em cartaz até hoje na capital paulista.
Em 1993, Deto Montenegro estabelece sociedade com o ator Marco André Brandão de Magalhães, o Candé, que desde 1987 o acompanha e estuda o treinamento, como aluno até 1990 e como professor, a partir de 1991. Cria-se dessa sociedade a Oficina dos Menestréis, que foca em teatro musical com linguagem original e vocabulário próprio, contribuindo para a formação de público para o gênero.
FICHA TÉCNICA
Autores: Candé Brandão e Patricia Kfouri
Direção Artística: Deto Montenegro
Adaptação: Deto Montenegro e Evelyn Klein
Assistente de Direção: Natália Marques e Evelyn Klein
Músicos: Andrey Coutinho, Gabi Simcsik e Matheus Perkmann
Artista Convidada: Alessandra Bonfim
Vídeos: Trópico Filmes
Fotografia: Julio Rua
Programação Visual: Denis Gomes
Produção: Kátia Bortoletto
Assistente de Produção: Vivian Oliveira
Produção Executiva e Direção Administrativa: Rony Killinger e Letícia Reis
Direção de Produção: Evelyn Klein
Direção Geral: Oficina dos Menestréis
Realização: Oficina dos Menestréis e Ministério da Cultura
SERVIÇO
Espetáculo UP 14 em “A Sétima Arte – Coletânea” – Projeto Oficinas 5
Dias:
05/06, sexta-feira, às 17h (ensaio aberto e palestra Talento Incluir com a atriz e consultora de inclusão, Tabata Contri)
06/06, sábado às 19h
07/06, domingo, às 16h. Com recursos de acessibilidade para pessoas cegas e surdas.
Classificação: livre
Duração: 60 minutos
Ingressos: gratuitos pelo WhatsApp da Oficina dos Menestréis: 11 994160-2705
Local: Teatro do TCP (Tênis Clube Paulista), sede da Oficina dos Menestréis em SP
Capacidade: 200 lugares
Endereço: Rua Gualaxos, 285, Aclimação (perto do metrô Paraíso).
Informações: 11 94160-2705 (WhatsApp da Oficina dos Menestréis).