Performances de conto indígenas fazem temporada online

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Matintaperera e Curupira, personagens conhecidos do lendário amazônico, saem do lugar mais escondido da floresta para chegar à casa das crianças, via internet, levando histórias com humor, mistério e um apelo por preservação ambiental e pela cultura indígena brasileira.

Esta é a ideia das lives cênicas “Contos do Índio e da Floresta”, que serão apresentadas na plataforma digital Sympla aos sábados e domingos, às 15h, a partir do dia 03 de outubro. A temporada na plataforma acontecerá até final de novembro. Os ingressos podem ser comprados aqui

Crédito: Wagner Klebson/ divulgação Peça fica em cartaz até final de novembro

As lives são baseadas no ambiente fantástico e nas personagens da mitologia indígena brasileira. O projeto apresenta duas performances diferentes, com cada uma das personagens apresentando seu repertório de lendas.  Matintaperera conta suas histórias aos sábados. Curupira apresenta-se ao vivo nas tardes de domingo.

Tudo integrado no mesmo projeto, que conta ainda com a personagem Kauani Preguiçosa, um boneco de manipulação que se encarrega de ser a anfitriã do encontro on-line.

Matintaperera conta as histórias de Poré, o pai dos raios e trovões; o povo indígena caranguejo; Mãe d’ Água e a sua origem de índia guerreira; Querpimanha, a mãe dos sonhos; a Lenda do Milho; Curupira, o ser fantástico que protege a floresta; Mapinguari, monstro terrível da Amazônia; Arapaçu, o pássaro e a raiz mágica que abre portas.

Curupira, com seus pés virados para trás, aponta um caminho certeiro em que a preservação ambiental e da cultura indígena precisam ser tratadas com prioridade. Com humor, emoção e uma pitada de mistério, Curupira narra histórias de amor que explicam como surgiu a noite e como nasceu o rio Amazonas; conta também as histórias da Vitória-Régia, da Cobra Grande, do Acauã e do esperto sapo Arutsãm.

Compartilhe:

Tags:#Teatro