Santo André na Lupa abre inscrições para personagens da próxima temporada

O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

A riqueza cultural dos bairros de Santo André, materializada em seus mais tradicionais personagens, é a alma do programa Santo André na Lupa, um projeto da Secretaria de Cultura de Santo André (SP) que entra na reta final da primeira temporada com a liberação do último episódio no YouTube. Interessados em participar dos programas da próxima temporada podem se inscrever até 26 de junho por meio do endereço: https://forms.gle/Px6WE9231VHdgxfq5

Quem borda, escreve – seja roteiro, contos ou poesia -, faz pratos tradicionais, é ator, músico, artista circense, luthier ou dá aula pode se inscrever para participar da próxima temporada que será produzida no segundo semestre. O Santo André na Lupa vai visitar Paranapiacaba, Jardim Alvorada, Jardim Cristiane, Parque Novo Oratório, Bairro Campestre, Jardim Stella, Jardim Jamaica, Vila Luzita, Centro, Santa Teresinha e Vila Pires.

A participação, no entanto, se dará por meio de vídeo a ser enviado pelo inscrito selecionado, que será contatado pela produção do programa, e irá compor trechos de um episódio. A inscrição não garante que o vídeo irá compor a versão final do episódio que estará disponível no YouTube.

“A nossa ideia, com o Santo André na Lupa, é apresentar produtores e agentes culturais da cidade, contando suas histórias e mostrando a forma como elas fortalecem a cultura andreense. O projeto amplia o entendimento do que é Cultura, abordando também assuntos como gastronomia e religião, por exemplo”, diz a secretária adjunta de Cultura, Azê Diniz.

Último da temporada – O oitavo episódio da primeira temporada do Santo André na Lupa passeia pelo bairro Recreio da Borda do Campo e conhece as histórias de três produtores e agentes culturais da região: Fábio Daros, de 45 anos, que é professor de yoga, músico, produtor musical e responsável por um espaço singular de administração de Santo Daime, conhecido como Céu do ABC.

O programa entrevista ainda o mecânico que também é artista plástico, de 22 anos, Maurício de Castro. Desde os 16 anos, Castro usa a arte para colocar para fora todas as questões de angústia e tristeza que por vezes o acompanham e já chegou a expor no Museu de Arte Contemporânea de Campinas.

Vitor Oliveira, que é dramaturgo, ator, já tendo feito parte do grupo teatral andreense Cia do Nó, e escritor de um livro sobre a arte de atuar, é o terceiro personagem do episódio. Para assistir, basta acessar: https://www.youtube.com/watch?v=WJRCXkvvifI&t=24s

A primeira temporada do Santo André na Lupa visitou, além do Recreio da Borda do Campo, os bairros Vila Floresta, Jardim Santo André, Jardim Ana Maria, Parque Jaçatuba, Parque Marajoara, Vila Guiomar, Vila Sacadura Cabral e Vila Assunção.

Leia mais

Com 56,4% de crianças analfabetas no país, escritor independente forma leitores e surpreende com vendas

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram