São Paulo recebe a 7ª edição de festival de comida italiana 

17/10/2018 14:18

A cidade de São Paulo, considerada uma das principais capitais gastronômicas do mundo e a cidade mais italiana fora da Itália, sediará de 22 a 28 de outubro a 7ª edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana. Vinte importantes e renomados chefs italianos, um de cada região da Itália, chegam ao Brasil e, durante uma semana, assumem a cozinha de vinte restaurantes italianos de São Paulo. Em parceria com os chefs dos restaurantes que os hospedarão, prepararão receitas tradicionais e serão os protagonistas deste intercâmbio cultural e gastronômico.

Primeiro prato do restaurante Due Cuochi: talharim de massa fresca, camaroes, legumes crocantes, azeite ao manjericão.
Primeiro prato do restaurante Due Cuochi: talharim de massa fresca, camaroes, legumes crocantes, azeite ao manjericão. - Divulgação/Johnny Mazzilli

Por sete dias, os clientes poderão provar um menu exclusivo de três etapas no almoço e quatro no jantar. Para cada casa participante, o chef italiano irá propor pratos que respeitam a tradição gastronômica da respectiva região, seguindo o ritual nas mesas de seu país, com entrada (antipasto), massas ou risotos (primo piatto), carnes ou peixes (secondo piatto) e sobremesa (dolce). Ao todo, serão 160 receitas elaboradas com os melhores produtos italianos, entre queijos, embutidos e azeites, combinados com legumes, verduras e frutas selecionados, além de carnes e pescados de todas as origens. Todos os restaurantes participantes, o perfil de cada chef italiano e os pratos elaborados estão disponíveis no site do evento

O evento, que tem o objetivo de difundir a cultura italiana no Brasil por meio da gastronomia, foi idealizado pela Accademia Italiana della Cucina e pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. É promovido pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, em conjunto com a ITA – Italian Trade Agency, e conta com o apoio de diversas instituições e importantes empresas italianas de alimentos e bebidas.

Com caráter pioneiro, a Settimana della Cucina Regionale Italiana foi lançada oficialmente no Brasil em 2012, com doze restaurantes representando doze regiões italianas. O grande sucesso alcançado pelo evento fez com que o Ministério Italiano de Relações Exteriores o levasse para todos os países em que a Itália possui representação diplomática, com a particularidade que a Settimana de São Paulo é a única que conta com a participação de um chef de cada região.

O momento para a realização da 7a Settimana della Cucina Regionale Italiana não poderia ser melhor, já que 2018 foi considerado o Anno del Cibo Italiano, ou seja, o ano do modo italiano de se alimentar, graças a uma iniciativa do Ministério Italiano das Políticas Agrícolas Alimentares, Florestais e do Turismo e do Ministério Italiano para os Bens e as Atividades Culturais.

A divisão de restaurantes e regiões é determinada por sorteio, o que fortalece o intercâmbio entre os profissionais e também inspira os pratos que passam a fazer parte do cardápio de cada casa.

O convite aos chefs italianos começa por aqueles que estiveram presentes em edições anteriores. Do time de 2018, sete estão novamente em São Paulo: Paolo Bertholier (Valle d´Aosta) que desta vez está no Buttina; Maurizio Morini (Emilia-Romagna) no Due Cuochi; Achille Pinna (Sardegna) no Maremonti, Andrea Picotti (Piemonte) no Piselli; Barbara Settembri (Marche) no Spadaccino; Pinuccia Di Nardo (Sicilia) no Supra; Massimo Talia  (Molise) na Trattoria Fasano.

Entre os que participam pela primeira vez, estão nomes consagrados e promessas da nova geração: Alessio Marrangoni (Abruzzo) no Attimo Per Quattro; Claudio Rocchi (Lazio) na Casa Santo Antônio; Massimiliano Mandozzi (Lombardia) no Friccò; Paolo Masieri (Liguria) na Osteria del Pettirosso; Angelo Fiorisi (Basilicata) no Pasquale; Duccio Pistolesi (Toscana) no Picchi; Gaetano Morese (Campania) no Ristorantino; Manuel Marchetti (Friuli-Venezia Giulia) no Santo Colomba; Antonio Bufi  (Puglia) no Sensi;  Mara Zanetti Martin (Veneto) para o Terraço Itália; Luca Abbruzzino (Calabria) no Tre Bicchieri; Mario Di Nuzzo (Trentino-Alto Adige) no Vinarium;  Andrea Fugnanesi (Umbria) na Vinheria Percussi.