São Paulo recebe a 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana

O Vila Mundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Por VilaMundo
20/10/2024 15:30

 

 

 

A capital paulista recebe, entre os dias 21 e 27 de outubro, a 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana. Promovido anualmente pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, com o apoio da Accademia Italiana della Cucina, o evento, que já é uma tradição no calendário gastronômico da cidade, tem como objetivo difundir a diversidade e a riqueza da cozinha italiana, além de apresentar alguns ingredientes e pratos raros em solo nacional. Uma novidade em 2024, quando são celebrados os 150 anos do início da Imigração Italiana no Brasil, é a representação de São Paulo como uma “21ª região italiana”. Nesse contexto, o Basilicata Restaurante, marca gastronômica ultracentenária do bairro da Bela Vista, serve um menu da Settimana com receitas da cozinha ítalo-brasileira, nascida com os milhões de imigrantes que adotaram o Brasil como lar.

 

Os menus criados são servidos no almoço e no jantar e reúnem oito sugestões. Em ambos os períodos, o cliente pode escolher um circuito de três passos, que contempla antepasto, primeiro ou segundo prato e sobremesa, ou o completo, que abrange as quatro etapas.

 

O Maremonti Campo Belo, representará a região da Lombardia, com o chef Andrea Fugnanesi, que foi aluno da escola hoteleira de Spoleto, na Umbria, e venceu a edição italiana do reality show Top Chef em 2017.

Ao longo da carreira, trabalhou em hotéis de luxo de Roma, no Valle d’Aosta e na

Lombardia. Depois de uma nova passagem pela Umbria, ele retornou ao Norte da Itália para cozinhar em importantes hotéis da Valtellina, na Lombardia. Hoje, membro da associação Ambasciatori del Gusto, ele atua

na mesma região, no Stua Noa, em Livigno. O chef está em sua quarta participação na Settimana.

 

O menu criado pelo chef Andrea Fugnanesi (LungoLivigno – Lombardia) e chef Williams Santos (Maremonti), conta com entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa da região da Lombardia.

 

Menu Maremonti

Entradas: Bresaola, rucola e grana padano ou Sformatino di taleggio, crema e croccante di zucchina

Primeiro Prato: Risotto mantecato com casera, riduzione di sassela e fichi secchi ou Casoncelli alla bergamasca

Segundo prato: Cotoletta di vitello alla milanese con purea di patate affumicata ou guancia di manzo brasata con polenta in due consistenze

Sobremesa: Sbrisolana con cremoso di mascarpone e frutti di bosco ou semifreddo alla brisciola

 

Preço por pessoa:

3 passos (entrada, primeiro prato ou segundo prato e sobremesa): R$130,00

4 passos (menu completo): R$195,00

 

Sobre a Settimana della Cucina Regionale Italiana

A Settimana della Cucina Regionale Italiana nasceu em 2012, graças ao trabalho do Istituto Italiano di Cultura di San Paolo e a participação de doze restaurantes que representaram doze regiões italianas. O sucesso foi o fermento para que, no ano seguinte, as vinte regiões fossem representadas em duas dezenas de restaurantes paulistanos, com a presença de cinco chefs vindos da Itália. Em 2014, o número de profissionais italianos convidados dobrou e, um ano depois, a Settimana ganhou o corpo almejado, com a participação de 20 chefs italianos, oriundos das 20 regiões da Itália.

Desde então, o evento acontece anualmente, com a organização do Consulado Geral da Itália em São Paulo e o envolvimento de instituições italianas presentes na cidade: Istituto Italiano di Cultura di San Paolo, Agência Nacional de Turismo (ENIT) e Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM. Domenico Fornara, Cônsul Geral da Itália em São Paulo, lembra com orgulho que a Settimana della Cucina Italiana nel Mondo, realizada globalmente por órgãos do governo italiano a partir de 2016, foi inspirada na Settimana criada em São Paulo.