Últimas notícias:

Loading...

Shopping de Mauá realiza ação “Se coloca no meu lugar” para inclusão de pessoas com deficiência auditiva

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Por: Redação

Com a máscara se tornando objeto indispensável em nossas vidas, por conta da pandemia da Covid-19, os surdos se viram diante de uma realidade muito séria. Como eles não conseguem fazer a leitura labial das pessoas, o ato de se comunicar se tornou uma tarefa bastante complicada. Pensando nisso, a APASMA (Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Mauá), em parceria com o Mauá Plaza Shopping, realizará uma experiência inclusiva chamada “Se coloca no meu lugar”, com os funcionários da empresa e os clientes que estiverem visitando o local.

Dividida em dois períodos, o primeiro no dia 12 de agosto, às 9h30 e às 15h30 (voltada para os funcionários) e o segundo nos dias 13 e 20 de agosto  (horários ainda a definir) (voltada para os clientes), a atividade tem como objetivo promover a conscientização da população por meio de games que vão emergir as pessoas na rotina vivida pelos surdos. Ou seja, eles precisarão pedir um lanche, comprar um telefone ou um ingresso para o cinema, avisar que o ticket do estacionamento não saiu, entre outras atividades.

Crédito: Foto:Divulgação.Atividade tem como objetivo promover a conscientização da população por meio de games que vão emergir as pessoas na rotina vivida pelos surdos. Foto: Divulgação.

É importante destacar que para ficar o mais próximo da realidade, os participantes estarão com fones, protetores auriculares,  não poderão usar o celular e em cada ponto haverá um intérprete de libras que vai se comunicar com eles apenas pela língua de sinais.

“Essa vivência inédita para os clientes e funcionários do Mauá Plaza é muito importante para nós (da APASMA) trabalharmos no nosso propósito de conscientizar e trabalhar a inclusão das pessoas surdas na sociedade. Será uma oportunidade ímpar para nós”, declarou Suelen Izidio, uma das voluntárias da ONG.

Para Ariane Oliveira, gerente do Mauá Plaza, atitudes como essa são importantes para a construir uma sociedade mais igualitária e justa.”Pensamos que nossos funcionários precisam passar pelo que os surdos passam. Em tempos de pandemia, onde todos estão usando máscaras, a leitura labial fica impossível e viver sem conhecer a língua das pessoas é algo muito incapacitante. O Mauá Plaza sempre será para todos e esse trabalho se faz necessário para promover a inclusão. Queremos que os próprios surdos nos conduzam nessa caminhada rumo à inclusão real e que se sintam à vontade quando entrarem no nosso empreendimento”, diz Ariane.

Além dessa vivência para entender na prática a rotina dos surdos, os funcionários do Mauá Plaza também participarão de um curso de libras entre os dias 16 e 27 de agosto. A carga horária da atividade será de 20h.

Serviço:

Se coloca no meu lugar

Local: Mauá Plaza Shopping (Av. Gov. Mario Covas Júnior, 01 – Centro, Mauá – SP, 09390-040)
Data: 12 de agosto às 9h30 e às 15h30 (voltada para os funcionários)
13 e 20 de agosto (a definir) (voltada para os clientes)
Inscrições: Whatsapp: (11) 94772-4926

#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram

Compartilhe:

Tags: #Inclusão
?>