Últimas notícias:

Loading...

Últimos dias para se inscrever nos cursos da Semana de Moda Sustentável de Diadema

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

Por: Redação

A Semana de Moda Sustentável de Diadema (SMSD) acontece online entre 10 e 15 de maio. Na programação tem cursos gratuitos, lives e desfiles. Para inscrever é necessário preencher o formulário aqui. O evento acontece na página do Instagram chesllerloja.

Crédito: Foto: Divulgação ChesllerLojaCustomização de roupas e acessórios como esta jaqueta feita com uma calça jeans. Foto: Divulgação ChesllerLoja

Na programação constam oficinas de tingimento Tie Dye, Bordado, Pintura em tecido, Aplicação de elementos em 2D e 3D e Customização de Acessórios. Ao longo da semana, os participantes poderão enviar as peças produzidas nos cursos para o grande desfile de encerramento da Semana, no sábado.

“Customização é Arte, Moda e Geração de Renda. E tudo isso é a cara de Diadema,” conta o estilista Chesller Moreira, criador da SMSD. Seu objetivo é transformar a região em um polo de moda sustentável. “Sem falar que, ao reutilizar peças usadas, estamos sendo mais responsáveis com o meio ambiente.”

O projeto é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, viabilizado pela Secretaria de Cultura de Diadema.

Programação Completa

Segunda-feira (10/05)

Curso de TIE DYE
2 Turmas: das 9h às 12 e das 14h às 17h
Tie Dye é uma técnica de tingimento que é uma das mais antigas formas de customização de roupas e acessórios. Neste curso, vamos explorar diversas técnicas de tingimento e de descoloração – e até outras técnicas similares, como o Dip Dye.

Live de Abertura: MODA SUSTENTÁVEL Às 20h. Bate-papo com Fagner Vittório personal stylist e apresentador do programa Estações da Beleza.

Terça-feira (11/05)

CURSO DE BORDADO
2 Turmas: das 9h às 12 e das 14h às 17h
A técnica do bordado oferece um toque especial para a peça, mesmo feito à mão. Diversos materiais como lantejoula, pérola e pedrarias dão um toque sofisticado à peça e são bem fáceis de fazer.

DESFILE PROJETO TRANS.FORMA às 20h. Desfile do projeto social @projeto.trans.forma, idealizado por Tarcisio Campelo, Designer de Moda Sustentável e Produtor de Moda

Quarta-feira (12/05)

CURSO DE PINTURA
2 Turmas: das 9h às 12 e das 14h às 17h
A Pintura em tecido é uma técnica muito utilizada na customização. Você pode criar um desenho com canetas específicas para tecido ou simplesmente fazer um desenho com lápis e pintar com tinta de tecido. No curso, vamos explorar essas e outras técnicas que não necessariamente necessitam de dons artísticos ou conhecimento em desenho para serem realizadas.

Live MODA SUSTENTÁVEL & MÍDIAS SOCIAIS às 20h. Bate-papo com Edhie Colucci, blogueiro e influencer digital, fundador da marca @coucciconcept

Quinta-feira (13/05)

CURSO DE APLICAÇÃO
2 Turmas: das 9h às 12 e das 14h às 17h
Se você tem alguma peça muito simples ou mesmo sem graça na qual gostaria de dar um “up”, a técnica de aplicação pode ser a solução. Serão utilizados diversos materiais, como miçangas, pérolas, pedaços de tecidos, flores, figuras, enfim, uma infinidade de opções. Basta ter criatividade. Também apresentaremos uma técnica inovadora na customização: os stampers.

DESFILE FKAWALLYS às 20h. Desfile da genial grife de Fábio Gurjão (@kawallyspunkcouture), artista de estética punk e ultraconectado com a cultura pop.

Sexta-feira (14/05)

CURSO DE ACESSÓRIOS
2 Turmas: das 9h às 12 e das 14h às 17h
A customização não se aplica apenas a peças de roupa. Podemos trabalhar também com os acessórios, itens essenciais para deixar seu look mais despojado e com o seu estilo. Cintos, bolsas, adereços para cabelo, chapéus e bonés, sapatos e sandálias – tudo pode receber um toque diferente e criativo.

LIVE MODA SUSTENTÁVEL & GERAÇÃO DE RENDA às 20h. Bate-papo com Jane Sousa, fundadora do brechó online Reuse Fashion (@reusefashion_brechoo), com o qual busca o equilíbrio entre criar moda e criar um negócio, por meio do garimpo de roupas.

Sábado (15/05)

DESFILE DE ENCERRAMENTO às 20h. Desfile da marca Chesller, de customização, upcycling e moda sustentável, e desfile das peças produzidas pelos participantes dos cursos, sob mentoria e curadoria do estilista e professor Chesller Moreira.

#DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram

Compartilhe: