CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Verão: atividades físicas e esportivas gratuitas em São Caetano

Por: Redação

Com a proposta de incentivar as atividades físicas e esportivas como espaço de melhoria das relações sociais, o Sesc São Caetano, no ABC Paulista, recebe entre os dias 5 de janeiro e 5 de março o Projeto Sesc Verão 2019,  com programação diversificada e inteiramente gratuita.

Crédito: Paul-henri/PixabayAtividades acontecem em parques e espaços públicos do município, no Sesc São Caetano e até em outras cidades

As atividades acontecerão em parques e espaços públicos do município, no  Sesc São Caetano -Rua Piauí, 554 – Santa Paula – São Caetano do Sul – e até em outras cidades. Mais informações pelo telefone: (11) 4223-8800.

A programação completa do Sesc Verão 2019 está disponível no portal do Sesc Verão.

  • Quer ficar por dentro das atividades culturais e cursos gratuitos ou baratinhos no ABC Paulista? Então siga o VilaMundo no Facebook.

Confira os destaques da programação:

ATIVIDADE COM ATLETAS CONVIDADOS- ESPAÇO VERDE CHICO MENDES

Av. Fernando Símonsen, 566 – Cerâmica – São Caetano do Sul

  • 05/01, sábado, às 10h- Papo Reto com Richarlyson E Mari

Richarlyson, jogador de futebol com passagens pela Seleção Brasileira, Vitória e Chapecoense, três vezes campeão brasileiro pelo São Paulo; e Mari, atleta do voleibol, medalhista de ouro olímpica. Ambos irão abordar temas como preconceito, tanto racial como sexual, intolerância e estereótipos. Livre

  • 12/01,sábado, das 8h às 9h30- Superação do Paratleta com Daniel Mendes da Silva e Guia

Campeão no Revezamento 4×100 na categoria T11 (competidores com perda total da visão) nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Estará acompanhado pelo guia Cleiton Cesario Abrão e participará de um bate papo contando sua trajetória, além de ministrar uma atividade prática. Livre.

  • 14/01, segunda, às 7h30, e 28/01, segunda, às 19h- Boxe para mulheres com Andreia Bandeira

Atleta experiente da Seleção Brasileira, sofreu preconceitos por técnicos no início da carreira e após uma lesão na coluna, deu a volta por cima e encarou seu primeiro Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, chegando até as quartas de finais. Nesta atividade revela como o Boxe mudou a sua vida e desenvolve com os participantes uma aula prática. Acima de 12 anos.

  • 19/01, sábado, às 11h- Trocando Ideias com Tifanny Abreu e Paula Pequeno

Tifanny Abreu é a primeira Transexual Brasileira a disputar a Superliga de Voleibol no Brasil, se transformou em referência no tema. Paula Pequeno é atleta Bicampeã Olímpica de Voleibol, eleita por duas vezes melhor jogadora do mundo, Tricampeã da Superliga entre outros títulos na carreira. Ambas jogaram juntas no Vôlei Bauru e compartilham suas experiências destacando elementos da convivência. Livre.

ATIVIDADES EM ESPAÇOS PÚBLICOS FORA DA UNIDADE DO SESC- ESPAÇO VERDE CHICO MENDES

Av. Fernando Símonsen, 566 – Cerâmica – São Caetano do Sul

  • 05/01, sábado, às 9h- Aulão de Condicionamento Físico com Equipe Angels Volley

Equipe amadora de voleibol masculino disputa campeonatos nacionais e internacionais levantando a bandeira da diversidade. Neste dia os atletas desenvolverão uma aula prática de condicionamento físico geral.

  • 05/01, sábado, das 13h às 14h30- Festival de Vôlei de Rua

Com montagem simplificada a atividade resgata a apropriação da rua para o desenvolvimento de modalidade esportiva. Acima de 7 anos.

  • 05/01, sábado, às 11h e 19/01, sábado, às 12h- Circuito Esportivo

Atividades esportivas divididas em estações convidam o público a experimentar diferentes modalidades. Contará com a participação de ídolos do esporte nacional. Acima de 6 anos.

  • Combo Modalidades

05 a 26/01. sábados, das 13h às 17h;

07 a 10/01, segunda a quinta, das 13h às 17h;

11 a 31/01. segunda a sexta, das 9h às 17h;

02 a 23/02. sábados, das 9h às 12h.

A cultura esportiva conta com diversas modalidades que apresentam dinâmicas, jogos, regras, espaços e implementos diferenciados. Esta atividade convida o público a incluir o movimento no seu dia-a-dia de forma lúdica e descontraída. Livre.

  • 07/01 a 22/02, segunda a sexta, das 7h às 9h e das 18h às 20h- Aulas Abertas

Modalidades esportivas, práticas corporais e a Ginástica Multifuncional darão a tônica das aulas abertas que acontecerão no parque ao ar livre. Livre.

  • 07/01, segunda, às 10h- Basquete Móvel

Dividido em equipes os participantes realizam um jogo de basquete com regras similares ao convencional, porém a cesta é móvel, pois se caracteriza por um participante segurando um arco e podendo se deslocar pelo espaço delimitado de jogo. Acima de 6 anos.

  • 07/01, segunda, das 11h às 12h30- Basquete de Rua com Batalha de Mcs

Ação esportiva-cultural envolve o “Basquete 3×3” acompanhado de uma Batalha de MCS. Jogadores convidados fazem a demonstração do esporte e interagem com o público.  Ao mesmo tempo os MCS declamam rimas, poesias e manifestos acerca de temas contemporâneos. Livre.

  • 07 a 10/01, segunda a quinta, às 17h- Mulheres que Conduzem – Forró

Inversão é o trabalho de desenvolver as mulheres a conduzirem suas parceiras na aula de dança de salão. Dessa forma abre-se um espaço de autonomia, empoderamento e igualdade de gêneros. As aulas serão desenvolvidas de forma lúdica e descontraída. Livre.

  • 08/01, terça, às 11h e às 15h- Futebol para Todos

Atividade que busca desenvolver alguns fundamentos básicos do jogo de futebol em espaço adaptado. Passes, dribles e chutes fazem parte do conteúdo, assim como a cooperação, autonomia e construção coletiva. Acima de 6 anos.

  • 08/01, terça, às 11h, às 14h e 16h30- Futebol Freeestyle

Variação do futebol em que o jogador realiza manobras com uma bola ou a equilibra em várias partes do corpo. O objetivo não é jogar contra o outro, mas sim mostrar toda a sua habilidade com a bola de futebol. Livre.

  • 08/01, terça, às 18h- Futebol para Amputados

Apresentação e vivência com atletas do Time de Futebol para Amputados de São Paulo, projeto que tem como objetivo de reinserir para o mundo esportivo pessoas que tiveram uma amputação ou deficiência em membros. O público assistirá uma apresentação especial com os atletas. Livre.09/01, quarta, das 10h às 12h e das 13h às 15h- Circuito de Atletismo com Materiais Adaptados
A atividade desenvolve um circuito de atividades como corridas de revezamento, barreiras e velocidades, além de saltos em altura e distância e arremessos e lançamentos de peso, disco e dardo. Os implementos usados na atividade serão tubos de PVC, câmara de ar de pneus de bicicleta, sobras de MDF, balões de ar e outros materiais simples e reaproveitados. Visa mostrar como é possível o desenvolvimento da modalidade sem grandes investimentos financeiros. Livre.

  • 10/01, quinta, às 7h30- Dança Africana com Flávia Mazal

Passando por ritmos da cultura afro-brasileira, a aula abordará linguagens que permitem a experimentação do corpo na dança, tendo como finalidade promover a expressão, liberdade e criatividade. Livre.

  • 10/01, quinta, às 9h- Danças Brasileiras

Passando por ritmos da cultura brasileira, a aula abordará linguagens que permitem a experimentação do corpo na dança, tendo como finalidade promover a expressão, liberdade e criatividade. Livre.

  • 10/01, quinta, às 18h- Aula de Capoeira

A capoeira é uma forma lúdica e prazerosa de praticar atividade física e envolver pessoas na cultura do movimento.  O foco será o de experimentar os vários elementos que permeiam nossas relações com o mundo e no jogo da capoeira, sem a preocupação de performance. Livre.

  • 10/01, quinta, às 19h- Roda De Capoeira

Constituindo-se pelos seguintes elementos: roda, toques musicais de berimbau, músicas, ginga e os movimentos corporais dos dois estilos (Capoeira Regional e Angola), propõe que os participantes de diferentes grupos, interajam e integrem uma rede positiva e harmônica de convivência. Livre.

  • 11 e 25/01, sextas, das 9h às 17h- Esportes Diferenciados – O Importante é Experimentar

Modalidades pouco conhecidas no Brasil ampliam possibilidades e interesses pela prática esportiva. Em busca do novo apresentamos alguns jogos e esportes que possuem implementos, regras e dinâmicas diferenciadas. Livre.

  • 12/01, sábado, das 9h30 às 11h- Vôlei Sentado

Também chamado de voleibol adaptado é um esporte Paralímpico e pode ser praticado tanto por equipes masculinas, quanto por equipes femininas. Sua prática é responsável principalmente pela integração social das pessoas com deficiência. Livre.

  • 12/01, sábado, às 16h- Circuito às Escuras

A atividade propõe a experiência de vivenciar movimentos, percursos e dinâmicas com certa restrição da visão, permitindo dessa forma intensificar a comunicação, o trabalho em equipe, a lateralidade e a noção de tempo e espaço. Acima de 6 anos.

  • 12 e 26/01, sábados, às 16h- Stiletto com Vinicius Nascimento

Estilo de dança inspirado no hip hop e no jazz que tem como marca principal a união da dança urbana com o salto alto, ensinando movimentos leves e sutis com as mãos, pés, ombros e quadris. Acima de 12 anos.

  • 15/01, terça, às 19h, e 22/01, terça, às 7h30- Duathlon Desafio

Duplas formadas por casais, amigos, parentes e desconhecidos, irão participar de uma disputa de dois desafios esportivos que contabilizam pontos. No final os vencedores que mais pontuarem ganham uma premiação. Equipe Sesc. Não recomendado para menores de 12.

  • 19/01, sábado, às 15h- Festival de Câmbio

O jogo consiste em lançar a bola para a quadra adversária para cair no chão. O jogador adversário não pode deixar, devendo agarrá-la e lançá-la novamente para o outro lado da rede. É um pré-jogo para o voleibol podendo ir colocando aos poucos as regras oficiais. O jogo valoriza a convivência e a integração dos participantes. Livre.

  • 23/01, quarta, às 8h, e 30/01, quarta, às 19h- Yoga Pais e Filhos

As técnicas aplicadas ajudam pais e filhos a desenvolverem um contato mais próximo e amorosos por meio de posturas, respiração, brincadeiras, cantos e relaxamento. Livre.

  • 26/01, sábado, às 11h e às 14h- Bolas Gigantes

Possuindo uma grande dimensão, a bola é utilizada para desenvolver atividades individuais e em grupo e não para jogar jogos tradicionais. Estimula a imaginação e criatividade, assim como o trabalho cooperativo e coordenativo. Livre.

ATIVIDADES NA RUA DE LAZER

Av. Presidente Kennedy, altura do nº 2.400 – Olímpico – São Caetano do Sul

  • 06/01, domingo, das 9h às 13h-Skate para Crianças

O contato com o skate desde criança permite desmistificar alguns preconceitos socialmente desenvolvidos. Além de ser um esporte internacionalmente reconhecido, permite a ocupação do espaço urbano de forma positiva. Destacamos neste dia a presença das mulheres no esporte. Acima de 6 anos.

  • 06/01, domingo, das 9h às 13h- Hoverboard

Também conhecido como skate elétrico que se move de acordo coma inclinação do corpo, proporciona a experiência do uso da tecnologia no implemento. Acima de 6 anos.

  • 20/01, domingo, das 9h às 13h- Aprendendo a Andar De Bicicleta para Adultos

Aprender a andar de bicicleta na infância é muito comum, porém, muitos adultos ainda possuem algum tipo de dificuldade ou realmente não tiveram a experiência. Além de ser uma atividade prazerosa a aprendizagem é possível em qualquer fase da vida. Disponibilizamos instrutor e equipamento. Acima de 12 anos.

  • 20/01, domingo, das 9h às 13h- Bicicletas Sociais

Aprendemos a andar de bicicleta de forma individualizada, porém, nesta atividade teremos a oportunidade de realizar um passeio dividindo espaços com outras pessoas em bicicletas compartilhadas. Livre.

  • 06, 20/01 e 24/02, domingos, das 9h às 13h- Combo Modalidades

A cultura esportiva conta com diversas modalidades que apresentam dinâmicas, jogos, regras, espaços e implementos diferenciados. Esta atividade convida o público a incluir o movimento no seu dia-a-dia de forma lúdica e descontraída. Livre.

DE ÔNIBUS

  • 12/01, quinta, das 8h às 17h- SURFE

Na Praia do José Menino em Santos, berço de surfistas, participaremos de uma aula de surfe para crianças, esporte que promove um estilo de vida saudável, junto a natureza. Na parte da tarde, visitaremos uma fábrica de pranchas de surf, para conhecer as diferentes etapas de sua confecção. Ponto de Encontro: Sesc São Caetano. Acima de 7 anos. Menores devem estar acompanhados dos responsáveis. Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Ponto de Encontro: Sesc São Caetano.

  • 24/01, quinta, às 13h às 17h- Visita ao Centro Paralímpico Brasileiro

O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro está localizado no Parque Fontes do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo, e tem instalações esportivas indoor e outdoor que servem para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções em 15 modalidades paralímpicas: atletismo, basquete, esgrima, rúgbi e tênis em cadeira de rodas, bocha, natação, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, judô, tênis de mesa, triatlo e vôlei sentado. Neste passeio conheceremos as instalações e os esportes que desenvolvem. Acima  de 10 anos. Menores devem estar acompanhados dos responsáveis. Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Ponto de Encontro: Sesc São Caetano.

  • 16/02, sábado, às 6h às 19h- Canoagem

O rio Jaguareguava banha o município de Bertioga, no estado de São Paulo. Iremos até lá para participar de atividade de canoagem no período da manhã e após o término passaremos o restante do dia no Sesc Bertioga. Há reserva de vagas para pessoas com deficiências por se tratar de atividade inclusiva. Acima de 6 anos. Menores devem estar acompanhados do responsável. Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Ponto de Encontro: Sesc São Caetano.

  • 23/02, sábado, das 8h às 16h- Canoa Havaiana e Caiaques Duplos

Remar proporciona o contato com a natureza, benefícios físicos e alivia o stress. Nessa atividade iremos trabalhar em grupo, desenvolvendo ritmo e espírito de equipe. A partir de 10 anos.  Menores devem estar acompanhados do responsável. Parque Estoril – São Bernardo do Campo – SP. Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Ponto de Encontro: Sesc São Caetano.

No SESC SÃO CAETANO

Rua Piauí, 554 – Santa Paula – São Caetano do Sul

  • 01 a 22/02, sextas, às 19h- Atividades Aquáticas

Desenvolve competências que possibilitam a segurança do praticante no meio líquido, a aprendizagem e prática da natação, condicionamento físico, recreação e o bem-estar. Dia 01 – Triathlon, Dia 08 – Jogos Aquáticos, dia 15 – Biribol e Dia 22 – Hidro Coreografia. Necessário Cartão de Credencial Plena/Atividades e exame dermatológico atualizado.

OUTRAS CIDADES DA REGIÃO

  • 13/02, quarta, das 8h às 10h e das 14h às 16h- Futsal Feminino – Participação E Inspiração

Local: Ginásio Poliesportivo Celso Daniel – Rua Fábio José Delpoio, 123 – Vila Noemia – Mauá
Atletas dividem sua experiência com crianças e reforçam a importância da participação feminina na modalidade. Com Lorrana Dias Correa e Rafaela Nicario no período da manhã e Marisa Marcondes e Stelamaris no período da tarde. Acima de 6 anos.

  • 13/02, quarta, das 19h às 21h30- Futsal Feminino – Jogo Exibição

Local: Ginásio Poliesportivo Celso Daniel – Rua Fábio José Delpoio, 123 – Vila Noemia – Mauá.

O esporte também é espaço de empoderamento feminino. Nesta atividade teremos contato com atletas, árbitras, narradoras e comentaristas que atuam no Futsal. Além de mostrarem muito talento também discutem o papel das mulheres nas carreiras esportivas. Após o jogo-exibição, as atletas interagem com o público. Livre.

  • 23/02, quarta, das 14h às 17h- Circuito de Lutas

Clube Municipal Mané Garrincha – Rua dos Cariris, 195 – Piraporinha – Diadema.
Conhecer a filosofia das artes marciais, assim como a prática, ampliando os conhecimentos e compartilhando experiências. Acima de 06 anos.

POR AÍ…

  • 24/02, domingo, das 8h às 12h- São Caetano No Pedal!

Encontro de ciclistas para explorar roteiros urbanos, visando incentivar e refletir sobre o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer. Acima de 16 anos. Menores somente acompanhados dos pais. Inscrições na Central de Atendimento do Sesc São Caetano. Necessário ter bicicleta própria. Incentivamos o uso de equipamentos de proteção como capacetes, joelheiras e cotoveleiras.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.