Bairro da Lapa ganha mais um espaço cultural

Por: Catraca Livre

Imagine a Lapa, bairro da zona oeste de São Paulo, há 20 anos. Uma área tranquila, formada em sua maior parte por residências e famílias tradicionais. Imaginou?

Agora pense na Lapa de hoje: uma região que está em constante expansão, não só pelo crescimento de empreendimentos residenciais, mas também porque vêm se tornando um polo cultural da capital paulistana.

Pode-se dizer que, assim como a Vila Leopoldina já é referência para espaços de “artmídia”, ou seja, agências de publicidade e produtoras de filmes, a Lapa é a nova menina dos olhos para coletivos, produtores e empreendedores culturais.

Diversos endereços artísticos surgiram no decorrer desses últimos anos. O Tendal da Lapa, o Grupo de Arte Global (GAG), a Casa da Lapa e Teatro Cacilda Becker que foi reaberto recentemente, são alguns exemplos que já fazem do bairro um lugar preparado para receber diferentes manifestações, como o teatro, a música e a dança.

Espaço cultural une arte e tecnologia

A casa das artes

Nasce a Vila Mídia em São Paulo

Para aumentar ainda mais essa movimentação cultural, a Lapa ganhou mais um lugar. Trata-se da Serralheria .

Um lugar onde acontecerá de tudo um pouco, desde música, arte e tecnologia até gastronomia, design e oficinas culturais. A ideia é fazer um espaço múltiplo, aberto a várias linguagens, mas com um objetivo comum – ser um trabalho colaborativo, onde as pessoas poderão interagir e criar umas com as outras.

Miguel Perez
"Serralheria" em processo

Além de um estúdio de gravação e de ensaios para músicos e bandas, dois projetos já estão certos para serem desenvolvidos na Serralheria. O primeiro deles se chama Canvas, que irá trabalhar com a criação de vídeo-arte. O segundo recebe o nome de Rec, que será a gravação de músicas com acesso livre para baixar na internet.

Quer conhecer mais sobre esse novo espaço? Então, participe da festa de inauguração dia 5, a partir das 19h. O evento conta com a participação da Banda Pé na Cozinha e do Coletivo Barulho.org, além da cozinha itinerante TransThai, com aperitivos tailandeses e o Bar Prestenção.

Assim, a Serralheria se soma ao bairro da Lapa, lugar que tem despertado interesse de muitos grupos em fazer parte dessa nova região cultural. Será ela uma futura Vila Madalena da cidade de São Paulo?