Programação do Território Livre

Caco Barcelos e equipe do “Profissão Reportagem”, Lobão, Serginho Groisman, Jairo Bouer e Gustavo Cerbasi estarão no Território Livre

No sábado, dia 14, haverá duas mesas. A primeira, às 11h, tem como tema “A língua praticada nas redes sociais e Internet”, com a participação do linguista, filólogo, professor e pesquisador Ataliba Castilho, do também linguista e professor Carlos Alberto Faraco, da professora, filóloga e autora Guaraciaba Micheletti e do blogueiro, estudioso da comunicação digital e diretor da Agência Frog, Roberto Cassano. Já às 15h, a segunda, “Para ser repórter”, contará com a presença do jornalista e escritor Caco Barcellos, acompanhado por jovens integrantes da equipe do programa de TV “Profissão Repórter”, com Lilian Romão, coordenadora do projeto “Revista Viração”, com o apresentador Serginho Groisman e com o jornalista Alberto Dines, editor e coordenador do site e do programa de TV “Observatório da Imprensa”.

O domingo, 15 de agosto, a partir das 13h, terá a mesa “Carreira e finanças”, com o jornalista Luiz Nassif (do portal Brasilianas.org), com o administrador, consultor em finanças pessoais e autor de best-sellers da área Gustavo Cerbasi (do site Mais Dinheiro.com.br) e com a jornalista e editora Mara Luquet (sócia da Editora Letras & Lucros).

“O mundo existe, mas às vezes a gente não sabe” trará à discussão, às 17h do dia 16, o campo das Ciências. Participam da mesa o biólogo, “cientista-empresário” e escritor Fernando Reinach, a filósofa e autora Márcia Tiburi (também integrante do grupo de debatedoras do programa de TV paga “Saia Justa”) e o repórter da área de Ciências e escritor Reinaldo José Lopes.

O ex-nadador e medalhista olímpico Gustavo Borges, representante da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, encabeçará o debate “Optei pelo esporte”, na terça-feira, dia 17, às 15h.

No mesmo dia 17, às 17h, a atuação dos músicos, compositores e poetas será discutida pela mesa “Letra, música e poesia: o trabalho de escrever e compor”, que terá as participações dos músicos e compositores Lobão, Toninho Horta e Wilson Sideral, do profissional do mercado fonográfico André Midani e do poeta Fabrício Corsaletti.

Às 17h do dia 18, a advogada, professora e ambientalista Rachel Biderman Furriella (coordenadora adjunta do Centro de Estudos em Sustentabilidade da EAESP-FGV), a ambientalista e educadora Mônica Pilz Borba (gestora da ONG 5 Elementos) e o também ambientalista e biólogo Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza (superintendente de Conservação da ONG WWF-Brasil) comporão a mesa temática “Sustentabilidade: os modos de ser e de estar”.

Um tema que não poderia faltar será abordado na quinta-feira, dia 19, às 17h: “O mundo grande e pequeno: universo digital”. Para debater o tema, Maria Tereza convidou a professora da ESPM-Rio Ana Erthal, o coordenador técnico do Acessa SP, Ricardo Kobashi, e o professor e pesquisador da ECA-USP Massimo de Felice.

Já o dia 20 (às 17h) reserva espaço às mais variadas discussão, pois o tema em destaque é: “Todas as tribos”. Lá estarão o médico e apresentador Jairo Bouer, a jornalista e escritora Ciça Lessa (secretária executiva da rede Andi Brasil – Agência de Notícias dos Direitos da Infância), a redatora, roteirista e cosplayer Petra Leão, o professor José Guilherme Cantor Magnani (do Departamento de Antropologia da USP), o artista plástico Rui Amaral (diretor da agência artbr) e a jornalista Tatiana Schibuola (diretora de redação da revista “Capricho”).

O Território Livre terá no sábado, 21 de agosto, uma programação intensa: às 11h, espaço aberto ao debate “A moda também fala de nós: as digitais do estilo”, com a participação da consultora, jornalista e autora Gloria Kalil e da estilista Gilda Midani; e, às 15h, será a vez do cinema, sob o tema “Na tela do cinema: a paixão pela luz”, com a diretora Laís Bodanski (do longa-metragem “Bicho de sete cabeças”), o roteirista Luiz Bolognesi (também de “Bicho de sete cabeças”), o roteirista Newton Cannito (da série de TV “Cidade dos Homens”) e o jornalista, crítico de cinema e co-diretor de documentário (“Uma Noite em 67″), Ricardo Calil.

Finalmente, no domingo, dia 22, último dia da feira, o tema “Fazer humor é coisa séria” será debatido, a partir das 13h, por Guta Stresser (atriz e comediante de “A grande família”), Hélio de la Peña (humorista do “Casseta & Planeta”) e Paulo Caruso (cartunista e chargista).

Por Redação