Projetos de cultura e educação valorizam cidades mais acessíveis

Jornalismo educativo implica em informar e formar. Com base nesta plataforma, foi criado um laboratório para desenvolver e disseminar inovações pedagógicas, unindo cultura, educação, entretenimento e comunicação.

Open City Labs

Criado por pesquisadores de Harvard e MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) para identificar, desenvolver e disseminar projetos de comunicação destinados a aprimorar o capital humano nas cidades, compartilhar e desenvolver projetos que ajudem transformar as cidades em comunidades de aprendizagem, aproveitando seus recursos. O Catraca Livre e o modelo de bairro-escola, lançado pela Associação Cidade Escola Aprendiz, são bases inspiradoras do Open City Labs.

Palco Digital

Com o apoio do Instituto Claro, a entidade não-governamental “Faça Parte” e a Associação Cidade Escola Aprendiz se envolveram na replicabilidade do modelo Catraca Livre em escolas de todo o país com o projeto Palco Digital. Por considerar essa plataforma multimídia uma tecnologia que enriquece o aprendizado, os Ministérios da Educação e da Cultura decidiram disseminá-la, auxiliando prefeitos e governadores a implantar modelos semelhantes.

Agentes Comunitários de Comunicação
Projeto que, em 2009, capacitou 20 jovens em comunicação, em conjunto com a Coordenadoria de Juventude, da Secretaria Municipal de Participação e Parceria. No primeiro semestre de 2010, este grupo atuou como multiplicador da experiência nos telecentros de São Paulo. O trabalho foi feito em parceria com o Idort, formando mais de 300 pessoas, em seis meses. Atualmente, em processo de formação continuada, os jovens desenvolvem produtos de comunicação comunitários que valorizam a cultura local.

Mais Cultura para Todos
Em parceria com a Livraria Cultura, a partir de novembro de 2010, as instituições Casa do Zezinho, GRAACC, Paraisópolis e Unas / Heliópolis serão beneficiadas com a doação de pontos do programa de benefícios Mais Cultura. Ao final de cada mês, os pontos acumulados são transformados em livros que as instituições recebem gratuitamente.

Formação de Polos Catraca

A equipe do Catraca Livre colabora com grupos que queiram disseminar a proposta de uma cidade democrática e da cultura acessível. Entre estes grupos estão a Escola da Comunidade / Colégio Visconde de Porto Seguro, com o blog ECOLIVRE e o grupo de Jovens Alconscientes, projeto da Unas, em Heliópolis. Este último é realizado em parceria com a Ambev.

Jovens Urbanos

Este projeto é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec, e tem como objetivo promover o desenvolvimento de sensibilidades e o envolvimento reflexivo de jovens entre 16 e 20 anos com os territórios da cidade. A idéia é oferecer oportunidades para que conheçam e explorem espaços onde estão concentradas práticas juvenis, artísticas, tecnológicas, relativas ao mundo do trabalho, das políticas, das ciências, de promoção da saúde, de lazer e de esportes.

Em 2010 o Catraca Livre prestou assessoria a um grupo de jovens que construíram o Guia Ação Cultural Guaianases – um guia impresso com os locais que oferecem atividades culturais, de educação e saúde no bairro. Em 2011, o Catraca Livre estará em contato com 960 jovens participantes das regiões de Heliópolis e do Grajaú (em parceria com ONGs locais).

Biblioteca Mais Feliz

Junto com o Movimento Mais Feliz, que apóia projetos que melhoram a qualidade de vida e proporcionam a felicidade do brasileiro, foi desenvolvido um portal de troca de livros. Qualquer pessoa ou organização não-governamental pode doar ou solicitar o livro de preferência, gratuitamente.

Reserva Social

A partir de abril de 2011, a cada vez que um cliente do Reserva Cultural trocar seu cartão fidelidade por um ingresso (depois de completar 10 filmes assistidos), outro ingresso será destinado às instituições participantes do projeto (Associação Cidade Escola Aprendiz, Casa do Zezinho, Cenpec – Projeto Jovens Urbanos, Círculos de Leitura / Instituto Fernand Braudel, Unas / Heliópolis).

DoLadoDeCá

Uma plataforma de comunicação popular onde são divulgadas informações sobre diversos segmentos de música, futebol de várzea, comportamento e literatura. Todo o conteúdo do portal é focado no entretenimento consumido pelo povo, pela massa.

Por Redação