SUSPENSA: MAR comemora 7 anos com programação IRADA e 0800

Considerando o cenário de combate ao COVID-19, o MAR estará fechado ao público por tempo indeterminado. Leia o comunicado oficial:

“A partir desta segunda-feira (16), por determinação da Prefeitura do Rio e visando contribuir para a campanha de combate ao vírus COVID-19, o Museu de Arte do Rio permanecerá fechado ao público por tempo indeterminado.

Todas as exposições, atividades educativas, visitas e programação cultural ficam suspensas  até a reavaliação da situação pelas autoridades competentes.

Para devolução de ingressos comprados com antecedência, entre em contato pelo Fale Conosco.

A pandemia do COVID-19 é um problema de saúde pública que afeta a todos nós. Siga as recomendações do Ministério da Saúde e mantenha a calma. Em caso de dúvidas, ligue para o Disque Saúde do SUS pelo número 136.”

Um dos museus mais lindões do RJ, o MAR – Museu de Arte do Rio completou 7 anos de existência no dia 1º de março, no mesmo dia em que a Cidade Maravilhosa fez 445 aninhos.

E, para celebrar essa história linda, você ganha um presentão durante todo o mês de março: uma programação irada, com direito a um showzão, visitação gratuita e abertura de exposição.

MAR - Museu de Arte do Rio
Crédito: Thales Leite/divulgaçãoMAR – Museu de Arte do Rio é irado e sempre tem visitações grátis às terças-feiras

A festa começa no sábado, dia 7 de março, com entrada gratuita para todas as exposições e lançamento da nova bandeira do MAR. A obra “Vai Passar”, de Marcos Chaves, que atualmente está hasteada no telhado da instituição, dá lugar para um trabalho do artista gaúcho Xadalu.

Esse novo artista homenageado pelo museu trata em seu trabalho questões ligadas aos povos indígenas e já tem obras expostas em várias cidades brasileiras. A troca da bandeira acontece a partir das 16h.

Para encerrar o dia em grande estilo, o público assiste a um pocket show de Kaê, que tece uma linha entre ancestralidade e futurismo indígena.

+Exposição no MAR: GRAFITE E CULTURA DE RUA SÃO TEMAS DE EXPOSIÇÃO NO MAR

Outro destaque da programação é um showzão MARA do pernambucano Siba na sexta-feira, dia 13, em uma edição especial do projeto “MAR de Música”. O músico apresenta aos fãs cariocas as canções de seu último disco, “Coruja Muda” (2019).

A DJ TataOgan também agita o público com um set focado em uma mistura de sonoridades ancestrais, atuais e futuristas. A dica é chegar bem cedo, porque o show é grátis e está sujeito à lotação do espaço.

Já vá ouvindo esse disco incrível do Siba:

Já no dia 21, além de mais um dia de entrada 0800 no MAR, o público pode conferir a abertura da exposição individual “Aline Motta: viagem, memória e água”, com direito a roda de samba Awurê. A artista niteroiense apresenta na mostra três vídeo-instalações de forma sequencial e imersiva.

Crédito: Aline Motta - Pontes sobre Abismos #03 (2017) - divulgaçãoNa exposição, a artista niteroiense Aline Motta investiga a trajetória de sua família a partir de três videoinstalações

“Pontes sobre abismos” (2017), “Se o mar tivesse varandas” (2017) e “Outros fundamentos” revelam uma pesquisa artística da artista sobre suas raízes e de sua família. Ela passou por vários lugares do Brasil, Serra Leoa, Nigéria e Portugal coletando farrapos orais, visuais e escritos para contar essa história.

Rio dos Navegantes
Crédito: Pierre Verger - Sem título [Morro Copacabana - Rio de Janeiro, 1946. Foto: Daniela PaolielloExposição “O Rio dos Navegantes” ganha uma visita guiada com o aplicativo Lungo, que traduz o conteúdo da mostra para a Língua Brasileira de Sinais – Libras.

As comemorações ao aniversário de 7 anos do MAR – Museu de Arte do Rio acontecem entre os dias 7 e 28 de março e são completamente grátis. Confira abaixo a programação completa:

7/3, às 16h – Inauguração da nova bandeira do MAR, criada por Xadalu + Entrada gratuita nas exposições.
13/3, às 18h – MAR de Música gratuito com Siba + DJ TataOgan
13/3 – Visitas mediadas à exposição “O Rio dos Navegantes” com o aplicativo Lungo, que traduz o conteúdo da mostra para a Língua Brasileira de Sinais – Libras.
21/3, às 14h – Abertura da exposição “Aline Motta” + Roda de samba Awurê + Entrada gratuita nas exposições.
28/3 – Entrada gratuita nas exposições + atividades do evento Março Delas, do Sesc.

Visite o Museu de Arte do Rio

Inaugurado em 2013, o MAR – Museu de Arte do Rio conduz atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais – com um olhar bem bacana para o contexto do RJ.

Ao longo dessa trajetória, o museu já abrigou 64 exposições e recebeu mais de 3 milhões de visitantes. A entrada no centro cultural nos dias de funcionamento normal custa R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada), no entanto, às terças-feiras a entrada é grátis.

Se você ama visitar exposições, olha só essas dicas:

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.