Cidade Matarazzo vai abrigar o mais novo centro cultural de SP!
O complexo, pertinho da Paulista, vai ser a sede da Casa Bradesco da Criatividade
Mais um centro cultural em São Paulo está por vir! Depois de contarmos aqui sobre o casarão na Paulista vai virar museu de ciência, a boa da vez é que o complexo Cidade Matarazzo vai abrigar a Casa Bradesco da Criatividade a partir de 2021!
O centro cultural vai ocupar uma casa de três andares no quarteirão onde funcionava o antigo Hospital Matarazzo, construído em 1918. O novo projeto é do arquiteto francês Rudy Ricciotti, responsável pelo departamento de arte islâmica no Museu do Louvre, em Paris.
- Estudo britânico revela que o consumo desta vitamina reduz o risco de câncer no intestino
- Esta proteína reduz o risco de doenças cardíacas em 27%
- Entre sabores e vinhos: Abbraccio promove experiência de menu harmonizado a partir de R$ 139
- Gol e Latam alteraram as regras de bagagem recentemente; você já está por dentro?
A ideia é que o salão de três mil metros quadrados do casarão seja convertido em teatro, casa de shows, espaço para aulas de gastronomia e até um ambiente imersivo em que imagens de obras de arte sejam projetadas em alta definição. Fora que o espaço vai funcionar 22 horas por dia, em homenagem à Semana de Arte Moderna de 1922.
O centro cultural Casa Bradesco de Criatividade ainda vai abrigar o espaço de arte contemporânea Bradesco Aqui, coordenado pelo curador Marcello Dantas, que já esteve por trás de projetos como os do Museu da Língua Portuguesa e da Japan House. O espaço vai medir cerca de dois mil metros quadrados, se tornando uma das maiores áreas expositivas de São Paulo – equiparável ao subsolo da Oca, no parque Ibirapuera.
A programação dessa sala expositiva é de que passe, ao menos, três mostras por ano, com obras desenvolvidas especialmente para o lugar. A primeira delas é do anglo-indiano Anish Kapoor, um dos pesos-pesados do mercado contemporâneo, conhecido por esculturas que remetem a espelhos deformados.
Bem legal, né? O novo centro cultural de São Paulo tem previsão de inauguração para setembro de 2021. Ainda não se sabe seu horário de funcionamento, mas há boatos que pessoas baixa-renda vão ter entrada gratuita no espaço. Vamos torcer para que ele siga o exemplos dos outros museus paulistanos, que oferecem ao menos um dia de gratuidade para todo mundo. :)
Outras dicas fresquinhas e culturais pra você: