Theatro Municipal do Rio oferece uma visita guiada incrível!

Tours pelo interior do Theatro são baratinhos e acontecem de terça-feira a sábado! Quem preferir, pode curtir o passeio online. Saiba mais:

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado

Terça a sexta: 12h,14h30 e 16h
Sábados e feriados: 11h, 12h e 13h
(reserva de ingressos online)

Site: funarte.gov.br

Telefone: (21) 2265-9933

Se o Theatro Municipal do Rio de Janeiro já é encantador por fora, imagina lá dentro… Pouca gente sabe, mas dá para conhecer a principal casa de espetáculos do Brasil, e uma das mais importantes da América do Sul, em uma visita guiada incrível!

Theatro Municipal do Rio já tem mais de 111 anos!
Créditos: @theatro.municipal.3/Facebook
Theatro Municipal do Rio já tem mais de 111 anos!

O tour por um dos mais imponentes e belos prédios da Cidade Maravilhosa, inaugurado em 1909, custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e acontece semanalmente, de terça-feira a sábado. Para participar, reserve seu ingresso neste link e chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência.

Se preferir, faça o passeio do conforto de casa. Está disponível um tour virtual 3D e grátis por todas as instalações desse lugar maravilhoso. Clique aqui para acessar.

Guiada por profissionais das áreas de História e Artes, a visita começa no subsolo, onde fica o Salão Assyrio. O espaço mistura os estilos babilônico, assyrio e persa e foi palco dos primeiros grandes bailes de máscaras do Municipal.

Além disso, o Salão abrigou um cabaré — onde se apresentava Pixinguinha e seu legendário grupo Os Oito Batutas —, o Museu do Theatro e um restaurante. Hoje, ele funciona como bar somente durante as apresentações.

De lá, o visitante sobe as escadas e conhece a famosa e suntuosa Sala de Espetáculos, onde os maiores artistas da dança, da música e da ópera, performam para até 2.250 espectadores.

Do lado de fora, estão os bustos de figuras importantes para a história do Theatro Municipal, como Carlos Gomes, João Caetano, Pereira Passos e Souza Aguiar. Um luxo!

A visita também inclui exposições temporárias que ficam no segundo andar, com peças do acervo da casa de espetáculos – como o piano que foi de Chiquinha Gonzaga!

É tudo bem interativo: enquanto mostram os espaços, os guias tiram dúvidas e contam sobre a construção do prédio (a origem e a pluralidades dos materiais usados, os operários que trabalharam nela e muito mais).

Essa equipe talentosa também compartilha informações sobre as obras de arte presentes no teto e nas paredes; a questão da luminosidade, que melhora com os vitrais, as claraboias e os espelhos; entre outros assuntos fascinantes!

Cada visita recebe até 15 pessoas e tem duração média de 60 minutos. Qualquer um pode participar de terça a sexta, às 12h, 14h30 e 16h, e aos sábados e feriados, às 11h, 12h, 13h.

Lembre-se de reservar o ingresso online. Se não o fizer, pode tentar a sorte de ver se sobra alguma vaga na hora. Mas é melhor não arriscar, não é mesmo?

Rolés imperdíveis na Cidade Maravilhosa! Partiu?