Últimas notícias:

Loading...
EM ALTA

Daisy Balloon cria instalação com 9 mil balões na Japan House 🎈

A dupla japonesa Takashi Kawada e Rie Hosokai se inspirou nos ciclos da natureza para criar a obra. Bora conferir?

Por: Redação

Até 28 de novembro de 2021

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Terça a sexta-feira, das 10h às 17h
Sábado e domingo, das 9h às 18h

A dupla japonesa Daisy Balloon criou uma instalação inédita com mais de nove mil balões especialmente para a Japan House (SP)! Trata-se da obra “Equilíbrio”, que tem 11 metros de comprimento por três metros de altura e ocupa a área expositiva no térreo. Legal, né?

A intervenção site specific – ou seja, pensada para esse ambiente – é assinada pela artista Rie Hosokai e pelo designer gráfico e diretor de arte Takashi Kawada, que exibem seu trabalho pela primeira vez na América Latina.

A ideia da obra é propor uma reflexão sobre o conceito de “Wa”, que simboliza o equilíbrio e a harmonia na cultura japonesa, além dos ciclos da natureza. Assim, à medida que os balões vão perdendo o ar e murchando, revelam sinais da inevitabilidade da passagem do tempo.

Outra característica da obra da Daisy Balloon é que a superfície dos balões, coberta por uma camada externa de película polarizada, reflete a luz que incide sobre ela, projetando no espaço um efeito semelhante ao da aurora boreal.

E, de acordo com a curadora Natasha Barzaghi Geenen, que também é diretora da Japan House, o próprio formato da instalação representa o percurso do ciclo da água na natureza, como se os balões fossem gotículas e nuvens subindo para a atmosfera para se transformar em chuva e voltar ao solo.

Crédito: Daisy Baloon - divulgação - Assessoria de Imprensa Suporte ComunicaçãoA dupla é formada pelo designer gráfico e diretor de arte Takashi Kawada e pela pela artista Rie Hosokai

Conhecida por criar projetos para vitrines, editoriais de moda, peças publicitárias e objetos de decoração, a dupla fabrica os próprios balões. O duo também se destaca por suas instalações artísticas de grande tamanho.

“Equilíbrio” tem recursos de acessibilidade, como audiodescrição, libras e elementos táteis. A mostra pode ser conferida gratuitamente de entre os dias 28 de setembro e 28 de novembro, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; e aos sábados e domingos, das 9h às 18h. Agende sua visita antecipadamente aqui.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤


Curtiu? Então, confira estas outras exposições incríveis: