Exposição no CCBB SP festeja o legado do pintor Giorgio Morandi

Mostra reúne 34 obras desse mestre dedicado à pintura de naturezas-mortas, além de outros trabalhos de artistas influenciados por ele

Segunda - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Das 9h às 18h (é necessário agendar a visita)

Reconhecido por suas pinturas de naturezas-mortas, o italiano Giorgio Morandi (1890-1964) influenciou artistas de várias gerações e linguagens. E você conhece um pouquinho mais sobre esse grande mestre na exposição  “O Legado de Morandi”, que ocupa as galerias do CCBB SP – Centro Cultural Banco do Brasil.

A mostra pode ser conferida entre 22 de setembro e 22 de novembro, de quarta a segunda-feira, das 9h às 18h. A entrada é gratuita, no entanto, é preciso agendar a sua visita online.

Giorgio Morandi é conhecido por suas pinturas de naturezas-mortas
Créditos: Tombo na coleção: Vitali n. 1049 Natura morta, 1957 óleo sobre tela 28,0 x 35,0 cm Coleção Istituzione Bologna Musei/Museo Morandi - divulgação - a4&holofote comunicação
Giorgio Morandi é conhecido por suas pinturas de naturezas-mortas

Com curadoria de Alberto Salvadori e Gianfranco Maraniello, a exibição reúne 34 obras de Morandi, entre pinturas, aquarelas, desenhos e gravuras, que pertencem ao Museo Morandi, localizado na cidade de Bolonha, na Itália.

As pinturas retratam temas como as paisagens do povoado de Grizzana ou as célebres naturezas-mortas de garrafas e potes. É possível perceber sutilezas que tornam o artista único, como mudanças na luz da tarde, a poeira que se deposita nos objetos e a passagem do tempo visível na própria matéria das garrafas.

Wayne Thiebaud, criador desta obra, é um dos artistas influenciados por Giorgio Morandi
Créditos: Wayne Thiebaud - Gum Machine, 1964 água-forte 29,5 x 20,0 cm Coleção Istituzione Bologna Musei/Museo Morandi - divulgação - a4&holofote comunicação
Wayne Thiebaud, criador desta obra, é um dos artistas influenciados por Giorgio Morandi

E, para demonstrar um pouquinho da importância desse grande mestre, a exposição ainda reúne outros 23 trabalhos de artistas de várias gerações que foram influenciados por Morandi. Entre eles, estão Josef Albers, Wayne Thiebaud, Franco Vimercati, Luigi Ghirri, Rachel Whiteread e Lawrence Carrol.

Um pouquinho sobre Giorgio Morandi

Influenciado pelas pinceladas de Paul Cézanne, Pablo Picasso e Georges Braque, Giorgio Morandi (1890 – 1964) ocupa um papel especial na história das artes visuais do século 20, sobretudo por valorizar a natureza-morta em um momento em que o mundo se torna cada vez mais ruidoso, veloz e caótico.

Morandi nasceu em Bolonha, cidade onde passou toda a vida. Logo nas primeiras pinturas, que aparecem a partir de 1910, mostrou seu interesse precoce pelos pintores impressionistas. Mas ainda voltaria sua atenção para estética dos grandes artistas da tradição italiana.

Giorgio Morandi também pintava paisagens do povoado de Grizzana
Créditos: Tombo na coleção: Vitali n. 1016 Cortile di via Fondazza, 1956 óleo sobre tela 47,0 x 43,2 cm Coleção Istituzione Bologna Musei/Museo Morandi - divulgação - a4&holofote comunicação
Giorgio Morandi também pintava paisagens do povoado de Grizzana

Em meados dos anos de 1910, pinta obras que mostram uma experimentação futurista e, a partir de 1918, passa de maneira muito pessoal por uma breve fase metafísica. A partir dos anos 1920, inicia um percurso pessoal que seguirá com especial coerência, dedicando sua pintura apenas a três temas: naturezas mortas, paisagens e flores.

Entre os inúmeros títulos que recebeu, está o primeiro prêmio de gravura na II Bienal de São Paulo, em 1953, da qual participou com 25 águas-fortes. Em 1957, o mesmo evento lhe conferiu o Grande Prêmio de Pintura.

A exposição de Giorgio Morandi também faz parte da programação da 34ª Bienal de São Paulo. Clique aqui para saber mais sobre o evento principal, que é centralizado no Parque do Ibirapuera, mas leva mostras de arte a vários espaços culturais da cidade!

Quer mais mostras para curtir em SP? Dá uma olhada: