Festival O Novíssimo Cinema da Paraíba reúne filmes arretados!

Mostra do Belas Artes À La Carte exibe 24 filmes feitos por grandes cineastas paraibanos contemporâneos. Veja a programação:

Até 18 de agosto de 2021

Todos os dias

Em diversos horários (consulte a programação)

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Se você ama cinema nacional, já marca na agenda para não perder o festival O Novíssimo Cinema da Paraíba, organizado pelo Belas Artes À La Carte, que serve 17 filmões para você degustar em casa entre 5 e 18 de agosto!

Para assistir de graça às produções, basta acessar este link. E, depois, se você quiser continuar tendo acesso ao catálogo maravilhoso da plataforma, é só assinar o serviço de streaming por R$9,90 ao mês.

O documentário “Seu amor de volta (mesmo que ele não queira)” é destaque no festival
Créditos: Alessandro Potter - Sinny Assessoria e Comunicação
O documentário “Seu amor de volta (mesmo que ele não queira)” é destaque no festival

O documentário “Seu amor de volta (mesmo que ele não queira)” (2019), de Bertrand Lira, narra quatro histórias de pessoas que recorreram ao poder da magia, das cartas e dos búzios para reconquistar seus amados.

Seu amor de volta (memo que ele não queira)

Teaser do documentário de longa-metragem "Seu amor de volta (mesmo que ele não queira), direção de Bertrand Lira. “O filme de tão forte parece documental, e o documental de tão pouco realista parece filme”. Walter Carvalho, cineasta e fotógrafo

Posted by Seu amor de volta – mesmo que ele não queira on Saturday, June 29, 2019

Os quatro personagens relatam suas desventuras amorosas e são colocados frente a frente com cartomantes e videntes que poderão apontar uma saída para suas vidas.

Outra atração é “Sol alegria” (2018), de Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira, que contou com a participação mega especial do maravilhoso cantor e ator Ney Matogrosso. Na trama, enquanto o país vive o terror de uma ditatura militar e pastores corruptos pregam o apocalipse, uma família excêntrica e sem lei caminha pelo interior brasileiro.

E o primeiro objetivo dessa espécie de “Bonnie & Clyde com crianças” é entregar uma remessa de armas a um grupo de freiras militantes que se retiraram para a selva, vivendo da renda de sua plantação de cannabis.

Já o longa “Beiço de estrada” (2018), de Eliézer Rolim, é uma adaptação da peça de teatro homônima do cineasta. Na história, Madame Lili prostituiu suas três filhas e, junto com seus netos Braz e Conceição, tenta sobreviver em condições precárias em um antigo bordel no meio do sertão.

Conceição carrega a promessa de livrar toda a família da maldição da prostituição, enquanto Braz cava buracos na estrada para obrigar os carros a pararem no bordel. Certo dia, o boêmio Meota visita a casa e cativa o coração de Conceição, recriando um novo ciclo no prostíbulo.

A figura inesquecível de Jackson do Pandeiro (1919-1982) é relembrada no documentário “Jackson – Na Batida do pandeiro” (2019), de Marcus Villar e Cacá Teixeira. Os universos íntimo e musical do artista revelam uma genialidade e uma originalidade rítmica que influenciaram grandes artistas da MPB. Sua vida foi também marcada por momentos dramáticos e polêmicos.

O filme reúne depoimentos inéditos sobre o artista – inclusive dos mestres Gilberto Gil, Alceu Valença e Lenine -, cenas da participação em filmes, programas de rádio e vários outros materiais que mostram as relações pessoais conturbadas, o ostracismo e a retomada artística.

O festival O Novíssimo Cinema da Paraíba é realizado em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). A programação ainda tem duas conversas bem bacanas sobre o pulsante mercado de cinema nesse estado.

Curtiu? Então, confira abaixo mais detalhes sobre os bate-papos e clique aqui para assistir à mostra:

  • 10 de agosto, às 19h
    “O Novíssimo Cinema da Paraíba”
    , com Torquato Joel, Bertrand Lira, Tavinho Teixeira, Eliezer Rolim e André Morais. Mediação da jornalista Maria do Rosário Caetano.
    Assista aqui no Youtube
  • 11 de agosto, às 19h
    “O Mercado de Cinema na Paraíba”, com Manoel Fernandes, Rodolpho de Barros, Lúcio César, Oto Cabral e Odécio Antônio. Mediação da jornalista Maria do Rosário Caetano.
    Assista aqui no Youtube

Quer mais dicas para a sua sessão pipoca? Dá uma olhada: