Últimas notícias:

Loading...

Festival Pá na Pedra reúne muita literatura e música, tudo online

Conceição Evaristo, Tico Santa Cruz, GOG e Carla Sceno são algumas das atrações desse super evento!

Por: Redação

Até 23 de maio de 2021

Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Em diversos horários (consulte a programação)

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

O Festival Pá na Pedra chega a sua 8ª edição reunindo nomes como a escritora Conceição Evaristo, o rapper de Brasília GOG, o cantor Tico Santa Cruz, do Detonautas, e a semifinalista do The Voice 2020 Carla Sceno. Cola na Catraca que te contamos tudo!

Festival Pá na Pedra se junta ao Sarau no Ribeiro
Crédito: @GOGpoeta/ Facebook | Divulgação | Divulgação GOG, Conceição Evaristo e Tico Santa Cruz animam o Festival Pá na Pedra

O evento acontece entre 19 a 23 de maio, com transmissão pelo Facebook, YoutubeTwitter do Instituto Cultural Coletivo Semifusa. Na programação estão oficinas de formação, seminários, debates e shows. E, para deixar tudo ainda mais legal, ainda rola uma parceria com o Sarau no Ribeirão, no dia 21 de maio.

Uma das atrações mais esperadas do Festival Pá na Pedra, a escritora mineira Conceição Evaristo tem sete livros publicados – um, inclusive, venceu o Prêmio Jabuti 2015: “Olhos D’água”. E, como se isso fosse pouco, cinco de suas obras foram traduzidas para inglês, francês, espanhol e árabe. Isso é que é poder! 👑

A autora publicou seus primeiros textos em 1990, já aos 44 anos, e é uma das vozes da literatura negra contemporânea. Inquieta, ela procura sempre vencer as barreiras impostas às mulheres negras na literatura brasileira. A palestra da escritora acontece dia 20 de maio, às 19h30.

Outra participação poderosa de Minas Gerais é Carla Sceno! A cantora fez a cidade de Viçosa torcer pela sua participação no reality musical The Voice 2020. Carla chegou à semifinal do programa e fazia parte do time de Carlinhos Brown.

Com mais de 200 composições, Carla lançou, durante a pandemia, o EP “Copitolo”, que tem três faixas autorais. A musicista é destaque em eventos da sua cidade natal e foi campeã do IV Festival Arthur Bernardes de Música de Barzinho, em 2018.

A apresentação de Carla Sceno é dia 22 de maio, sábado, às 14h. Uma curiosidade: ela também é arquiteta formada pela Universidade Federal de Viçosa.

No mesmo dia, 22, às 20h30, é a vez de Tico Santa Cruz soltar a voz. Ele é vocalista e compositor da banda Detonautas Rock Clube. Em 2020, o grupo foi pego de surpresa pela pandemia de Covid-19 – eles preparavam a gravação de um álbum autoral com músicas inéditas.

E, mesmo com a adesão dos músicos ao isolamento social, o grupo conseguiu manter o processo de criação e gravação, com cada artista em seu próprio estúdio. Definitivamente, a pandemia não afetou a criatividade, vide a música “Fica bem” e as parcerias da banda, como na canção “Racismo é Burrice”.

Crítico político e influenciador digital, o compositor se destaca por sua militância e músicas ácidas. Também gravou um disco tributo ao grande guitarrista e cantor Celso Blues Boy, com o seu projeto paralelo chamado “Tico Santa Cruz & O Rebu”, em 2015.

No domingo, 23 de maio, a primeira atração do festival é a banda Batuque Beauvoir, criada em 2017 por iniciativa da musicista Chris Cordeiro, que pretendia reunir instrumentistas, compositoras e intérpretes de Minas Gerais.

Integralmente formado por mulheres, o grupo de samba pegou emprestado o nome de ninguém menos que a filósofa e escritora francesa Simone de Beauvoir. A apresentação começa às 14h em ponto!

Genival Oliveira Gonçalves, mais conhecido por GOG, é um rapper, cantor e escritor brasileiro. GOG ganhou a alcunha de Poeta no início da carreira. Suas músicas têm críticas sociais, raciais e batidas inovadoras.

Em 2020, o Poeta comemorou 30 anos de carreira e tinha a previsão de lançar novos clipes, EPs e um disco de vinil. Nesse tempo de estrada, o rapper já lançou 11 álbuns e foi o primeiro cantor de rap nacional a abrir o próprio selo e, por ele, produziu outros artistas do Distrito Federal. O cantor encerra o festival às 19h30 do dia 23 de maio.

Gostou? E olha que essas são apenas algumas das atrações do Festival Pá na Pedra. Para acompanhar todas as novidades, acesse o site do Coletivo Semifusa.

Já o Sarau no Ribeirão 2021 acontece no dia 21 de maio, sexta-feira, a partir das 19h30. O evento conta com nomes de peso da poesia da Região Metropolitana de Belo Horizonte e São Paulo.

Participam o poeta paulista Sérgio Vaz, Rodolfo Ataíde, Bárbara Vee, Chicão e Will D. King (Sarau Amargem) de Ribeirão das Neves, Lelê Cirino (Belo Horizonte), Karine Bassi (Belo Horizonte), Nívea Sabino (Nova Lima) e Bim Oyoko (Sarzedo).

Demais, não? Que tal aproveitar e conferir outras atrações online? Veja essas dicas: