Últimas notícias:

Loading...

Festival Refestália celebra Semana de Arte Moderna com mega programação

Organizado pelo Sesc São Paulo, evento conta com mais de 60 atrações, entre teatro, circo, dança, performance, música e cinema. Saiba tudo:

Por: Redação

A pluralidade de vozes que temos hoje na arte é um desdobramento direto da revolução causada pelo movimento modernista. E, para celebrar os 100 anos da Semana de Arte Moderna de forma bem diversa, o Sesc São Paulo preparou o festival “Refestália”, com mais de 60 atrações em várias unidades da instituição, entre os dias 17 e 20 de fevereiro.

Refestália
Crédito: Felipe Cordeiro: divulgação | Katú Mirim: Thais Valdanezi | Ava Rocha: divulgação | RAPadura: Juliana Peddutti | Rincon Sapiência: Jef Delgado | Arrigo Barnabé: Gal OppidoFelipe Cordeiro, Katú Mirim, Ava Rocha, RAPadura, Rincon da Sapiência e Arrigo Barnabé fazem show no festival Refestália

A programação tem algumas atrações gratuitas e outras com ingressos a até R$40, que já estão à venda aqui no site do evento. Você vai curtir música, teatro, circo, dança, literatura, artes visuais, performances, cinema e muito mais.

O evento cria uma reflexão sobre arte contemporânea e como ela é influenciada pela Semana de Arte Moderna e pelo movimento modernista, estabelecendo relações e conexões entre o presente, o passado e o futuro.


#VivaACidadeNaResponsa: ao comparecer aos eventos, não se esqueça de levar o seu passaporte de vacinação. Sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? 💚


Fique ligado(a)! Por conta do novo aumento de pessoas contaminadas pelo Coronavírus, muitos eventos têm sido adiados ou cancelados. Para não deixar de aproveitar seu rolê, antes de sair de casa, confirme nos sites e redes sociais, bilheterias e plataformas de vendas de ingressos se não ocorreram alterações na sua atração.

Ao que assistir? (clique nos links para ver onde acontecem as atrações)

Entre as atrações musicais do “Refestália”, destacam-se os shows de Ava Rocha, Katú Mirim, Rincon Sapiência com RAPadura, Felipe Cordeiro, Arrigo Barnabé, Baião de Spokens e Mulamba.

Para quem curte teatro, tem “A Fuzarca dos Descalços”, com direção de Aysha Nascimento, uma releitura do texto “Esperando Godot”, de Samuel Becket, a partir da ótica da população negra. Em cena, o jovem sapateiro Atsu se encontra do outro lado da cerca com o velho alfaiate Bakkir, que foi líder de revoltas.

teatro em SP
Crédito: Amanda Barreto - divulgação - Adriana Balsanelli Assessoria de Imprensa“A Fuzarca dos Descalços” descontrói clássico de Samuel Beckett

Eles não sabem se estão presos ou do lado de fora, mas estão apartados de um mundo ao qual não têm acesso. O texto é de Victor Nóvoa e o elenco traz Éder dos Anjos e Salloma Salomão, além dos músicos Ito Alves e Juh Vieira.

Já a talentosa Renata Carvalho apresenta Manifesto Transpofágico”, com direção de Luiz Fernando Marques. A atriz trans “se veste” com seu próprio corpo travesti para narrar a história da sua corporeidade, alimentando-se da sua “transcestralidade”.

Outra atração é a performance cênico-musical “Jurema do Teatro – Música de Feitiçaria”, do NITT – Núcleo Independente de Teatro Tecnorupestre. Em cena, o ator Pascoal da Conceição vive mais uma vez o escritor modernista Mário de Andrade e é acompanhado por um coro de atores-juremeiros.

O rito espetáculo tem como base as viagens do autor para o norte e nordeste brasileiro e o livro “Música de Feitiçaria”, que reúne canções populares coletada por ele nessa viagem.

E, quem não perde uma sessão pipoca, pode assistir aos documentários “Tropicália” (2011), de Marcelo Machado; e Por Onde Anda Makunaíma” (2020), de Rodrigo Séllos.

A  programação ainda conta com o Sarau Bixa Literária; Sarau do Binho; o espetáculo infantil “Gigante Tarsila”, da Cia. Pia Fraus, inspirado em obras da pintora modernista; a performance “Pelo Bilro e Pelo Espinho”, de Jucélia Silva; e muito mais!

Curtiu? Então, confira aqui a programação completa do festival “Refestália” e já corre para garantir seu ingresso!

Bora curtir outros rolês modernistas? Se joga:

?>