Festival Rumpilezz faz ode à música afro-brasileira

Larissa Luz, Baco Exu do Blues e Lazzo Matumbi são algumas atrações desse evento lindão! Leia a matéria e saiba tudo:

Até 11 de julho de 2021

Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Domingo

A partir das 20h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

O Festival Rumpilezz – Música e Pensamento vem para afirmar que nossa música é afro-brasileira! Esse evento online lindão, que acontece entre 6 e 11 de julho, conta com a participação de feras como Larissa Luz, Baco Exu do Blues, Lazzo Matumbi e Márcia Short.

Letieres Leite, Lazzo Matumbi, Márcia Short, Baco Exu do Blues e Larissa Luz comandam muita música boa no Festival Rumpilezz
Créditos: Letieres Leite: Uanderson Brittes | Lazzo Matumbi: Paola Alfamor | Márcia Short: Madson Silva | Baco Exu do Blues: Fernando Schlaepfer | Larissa Luz: Caio Lirio - Assessoria de Imprensa Jangada Conteúdo
Letieres Leite, Lazzo Matumbi, Márcia Short, Baco Exu do Blues e Larissa Luz comandam muita música boa no Festival Rumpilezz

Idealizada pelo maestro Letieres Leite, da Orkestra Rumpilezz, a mostra ainda tem laboratórios, oficina, concerto-instalação e webdocumentário. Todas as atividades são gratuitas e transmitidas no YouTube.

Com a missão de difundir o método de ensino musical UPB (Universo Percussivo Baiano),  o Festival Rumpliezz destaca o legado dos ritmos de matriz africana na música brasileira e ecoa a contribuição histórica das populações negras e das diásporas africanas na formação cultural das Américas.

Larissa Luz e Baco Exu do Blues participaram do “Laboratório Experimental”, ao lado de jovens músicos do “Programa Rumpilezzinho”. E, juntos, eles criaram os videoclipes “Cante pra Chamar” e “Oração à Vitória”, respectivamente. Você confere o lançamento desses vídeos nos dias 8 e 9 de julho, às 20h.

Outro destaque é o “Concerto Instalação”, uma proposta inusitada e inovadora na qual músicos de diferentes tendências, estilos e culturas trabalham o improviso em coletivo. E os famosos “delays”, aqueles atrasos no vídeo e na imagem que sempre acontecem na internet, são incorporados à obra.

Participam dessa intervenção o maestro Letieres Leite, o guitarrista baiano Junix, o produtor e DJ húngaro Szabolcs Bognár e o jazzista Hock Ernő (também da Hungria). A atividade acontece ao vivo no dia 10, às 20h.

Muito mais música vai rolar no dia 11, às 20h, com o show de Letieres Leite Quinteto e o guitarrista Mou Brasil, referência na música instrumental autoral, jazz e afro. E, às 21h, os cantores Lazzo Matumbi e Márcia Short sobem ao palco ao lado da Orkestra Rumpilezz para encerrar o evento em grande estilo.

O Festival Rumpliezz ainda exibe, entre os dias 6 e 9 de julho, a websérie “Omoya”, com direção de Urânia Munzanzu, que aborda temas como o racismo na Axé Music, machismo e misoginia na música, além do Método UPB, que ensina percussão a partir das raízes negras.

A programação tem também duas oficinas sobre a aplicação do Método UPB, ministradas por Letieres Leite e transmitidas via Youtube (sem necessidade de inscrição ou limite de acessos).

Massa, né? Acompanhe aqui programação completa do Festival Rumpilezz.

Para mais dicas poderosas, fique ligade na nossa Agenda: