Últimas notícias:

Loading...

FLIST ocupa o Parque das Ruínas com muita literatura e teatro

Festa literária homenageia os autores Daniel Munduruku, José Saramago e Dias Gomes, o antropólogo Darcy Ribeiro e a Semana de Arte Moderna

Por: Redação

Nos dias

14/05 - 15/05

2022

Diversos horários (veja a programação completa no site)

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

O Parque das Ruínas se transforma em um paraíso para os amantes de literatura nos dias 14 e 15 de maio. Isso porque é quando acontece a 14ª edição da FLIST (Festa Literária de Santa Teresa).

FLIST, Daniel Munduruku
Crédito: Reprodução - @danielmundurukuoficial Instagram | Alexandre Macieira/RioturFLITS volta a ocupar o Parque das Ruínas!

Estão programadas mais de 40 atividades ligadas à música, dança, literatura, artes plásticas, artesanato e gastronomia. O grande homenageado do evento é o premiado escritor indígena Daniel Munduruku, que já publicou 56 obras no Brasil e três no exterior.

Mas ele não é o único! A FLIST ainda celebra os escritores José Saramago (1922 – 2020) e Dias Gomes (1922 – 1999), o antropólogo Darcy Ribeiro (1922 – 1997) e a Semana de 22, que completou 100 anos – com destaque para a produção de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Pagu, Elsie Houston e Eugenia Alvaro Moreira.

São dois dias bastante intensos de programação. Quer saber tudo o que vai rolar? Acesse o site oficial do evento.

Muitos espaços do Parque das Ruínas recebem as atrações, por isso, fique de olho para não se confundir. O Teatro Ruth de Souza sedia apresentações teatrais e musicais, além de debates. Para participar, é só retirar uma senha perto da hora de começar.

Um dos destaques é a atividade “O que [não] se cala: uma Homenagem à Elza Soares”, com alunos do Ensino Médio do CEAT e sua professora Glória Calvente. Se interessou? Então não perca a performance, que acontece no sábado, dia 14 de maio, às 15h30.

No domingo, dia 15, às 10h, o teatro recebe a vivência musical para crianças “Experiência Griot”, com o artista senegalês residente no Rio de Janeiro Pape Babou Seck.

Na parte baixa do parque fica um Túnel/Biblioteca. Para a FLIST, esse cantinho especial recebe atividades para crianças, como leituras e contações de histórias. Às 12h do sábado e às 11h do domingo, a professora Edith Lacerda explora o universo de Daniel Munduruku.

Parque das Ruínas
Crédito: Monique RodriguesO charmoso Parque das Ruínas recebe vários tipos de eventos

O Salão/Galeria é destinado às homenagens, bate-papos, mesas-redondas, autógrafos e lançamentos de livros. Sábado, às 16h, está programada a conversa “A Voz das Autoras Pretas”, com Clarice Campos, mestra em Memórias e acervos, e Sonia Rosa,mestra em Relações étnico-raciais. A mediação é de Marlene Araújo, professora de arte e cultura africana no CEAT.

Quer uma atividade mais informal? O Palanque de Cima recebe cordel, RAP, poesia declamada, leituras compartilhadas e mais! No domingo, a partir das 11h, acontecem lançamentos de livros dos moradores de Santa Teresa, com direito a bate-papo.

Já as partes externas do Parque das Ruínas abrigam as livrarias Blooks e Paulinas; os brinquedos da Gamar e as comidinhas do Coletivo Amesanta, da Adega do Pimenta, da Alda Maria Doces Portugueses, do Café do Alto, do City Burger, da Balsâmica e da Barraca da Katia.

Viu quanta coisa legal? E isso é só uma pequena parte de tudo o que rola na FLIST. Lembre-se, para ficar por dentro da programação completa, acesse este site aqui.

Aproveite e veja outros rolés no RJ:

 

Compartilhe: