Museu MAR(avilhoso): marque no mapa

Por: Catraca Livre
MAR por @_thejohnny
Vista privilegiada da janela de cima do MAR.

São poucos os que me pedem dicas de museus. Diria até que se trata de “espécie rara em extinção”. Museus são vistos como salas entediantes cheias de quadros incompreensíveis – pelo menos o motivo de estarem ali. Museu = quadro = desenhos abstratos que não entendo. Rio é praia, po! Essa é a sensação que tenho quando faço meus roteiros e posts.

Contudo, dentre tantos museus clássicos eis que surge o MAR. Num processo de fuga dessa sequência absolutamente previsível e rotineira de “quadros na sala”, o Museu de Arte do Rio é um baita presente para a cidade! Uma joia guardada na recém revitalizada Praça Mauá.

O Museu de Arte do Rio tem lindas exposições, além de vista privilegiada
O Museu de Arte do Rio tem lindas exposições, além de vista privilegiada

Seu acervo agrada os apreciadores da história do Rio, da arte clássica e da arte moderna. Um museu que conta histórias e interage com seu público. O MAR agrada até quem não entende de arte. Até janeiro de 2016, por exemplo, é tempo de ver lindas fotos antigas do Rio. Até maio tem mais história da cidade, contando como se tornou capital em 1763 (saiba mais).

Além das salas de exposição que já receberam desde Frida Kahlo até as esculturas hiperealistas de Ron Mueck, outra obra prima que reluz do MAR está na janelinha do último andar. De lá se tem uma visão privilegiada da Baía de Guanabara, da ponte Rio-Niterói, da Praça Mauá renovadíssima e do novíssimo Museu do Amanhã.

Onde? Praça Mauá, 5 – Centro.
Quando? De 10h às 17h, de terça à domingo.
Quanto? R$ 20 – Obs.: Às terças e no último domingo a entrada é Catraca Livre!

Quer saber o que fazer no Rio? Carioque-se no @cariocandonorio.

1
Ópera do Arame: símbolo emblemático de Curitiba
Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, está a Ópera do Arame. Colaí que eu vou te contar porque …
2
Cisne Branco: Espaço cultural flutuante em Porto Alegre
Verdadeiro ícone de Porto Alegre, o barco Cisne Branco é referência quando se fala de rolê flutuante! Colaí pra navegar nessas …
3
As obras de Niemeyer espalhadas por BH
Você sabia que há várias obras de Niemeyer espalhadas por BH? Colaí que eu vou mostrar pra você!
4
Poço da Panela: um roteiro imperdível e relax no Recife
Pensando em roteiros diferentes e alternativos para curtir o Recife? Que tal conhecer o histórico bairro do Poço da Panela? …
5
O melhor acarajé de BH é na Feira Hippie
A Feira Hippie é a maior feira da América Latina! Lá você encontra de tudo, inclusive, o melhor acarajé de …
6
Um pulo na ponta do Humaitá e no Forte de Monte Serrat, em Salvador
Um dos lugares mais charmosos de Salvador, com privilegiada vista da Baía de Todos os Santos e um pôr de …
7
Teatro Oficina Uzyna Uzona: patrimônio vivo em SP
Que tal conhecer o grupo de teatro mais antigo e em atividade do Brasil? Sessentona, a Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona …
8
Confeitaria Colombo: gastronomia certa no Rio de Janeiro
Um combo perfeito de arquitetura, decoração e gastronomia, tem um nome: Confeitaria Colombo. Colaí que vamos te mostrar este rolé inesquecível!