MuseumWeek reúne museus do mundo todo em um megafestival

Edição de 2021 apresenta sete temas de forma 100% digital. Partiu consumir muita cultura gratuitamente?

Até o dia 13 de junho, importantes museus, galerias, bibliotecas, teatros e fábricas de cultura ao redor do mundo participam da MuseumWeek, evento digital que este ano é dividido em sete temas: “Era uma vez”, “Nos bastidores”, “Pelos olhos das crianças”, “Eureca”, “Legende Isto”, “Arte Em Toda Parte” e “Palavras Pro Futuro”.

Museu Catavento participa da MuseumWeek
Créditos: Reprodução / Facebook @cataventocultural
Museu Catavento participa da MuseumWeek

Com cada dia dedicado a um tema, a ideia é que as instituições norteiem suas publicações nas redes sociais com base em cada uma dessas hashtags.

Neste momento em que as experiências precisam estar mais presentes no ambiente virtual, o evento também estimula a criação de novas maneiras de fomentar a arte.

Quer aproveitar a programação dos museus de SP na MuseumWeek? Acesse o site da Secretaria Estadual de Cultura e programe-se para não perder nada!

Quem visitar o Instagram do Memorial da Resistência encontra um vídeo em animação contando a história do edifício. Além disso, a instituição faz uma série de postagens especiais ao longo da semana. Vale a pena conferir!

Quem acessar o Instagram do Museu Casa de Portinari a partir do dia 9 encontra postagens relacionadas ao tema #PelosOlhosDasCriançasMW. Ou seja, é o olhar infantil tanto sobre o museu e quanto sobre a história do pequeno Candinho!

Fala sério, como não se encantar por esse museu lindo?

No dia 10, a temática #EurecaMW propicia várias ações bacanas. Preste atenção nas redes sociais da Biblioteca de São Paulo e da Biblioteca do Parque Villa-Lobos. As instituições divulgam o passo a passo Pintando o Sete e o vídeo Fab Lab – como fazer livros artesanais.

Gosta de uma atividade mais interativa? No dia 11, por conta da #LegendeIstoMW, o fofíssimo Instagram do Museu Catavento convida o público a participar de um jogo de adivinhação. Quem acessar a página pode responder as caixas de perguntas disponibilizadas pela instituição sobre os itens do acervo. Ao final do dia, a equipe do Centro de Referência do museu revela o nome certinho de cada coisa.

Bacana, né? E esses foram apenas alguns detalhes deste super evento! Vale ficar atento (a) às redes sociais do MIS, do MIS Experience, do Museu do Futebol, da Pinacoteca e do Paço das Artes, que também apostam em uma programação especial.

Para saber das últimas novidades do evento, acesse o Instagram @museumweek.

História do MuseumWeek

Criada em 2014, o MusemWeek busca unir a comunidade cultural internacional e engajar o público a conhecer mais dos acervos das instituições participantes.

Ao longo de todos esses anos, o evento já reuniu 60 mil participantes de mais de 100 países! E as ações acontecem por meio do Facebook, Instagram, Twitter, Weibo, WeChat e VKontakte.

O projeto também revela como a arte é capaz de dar sentido à vida, auxiliando o ser humano a compreender quem é e criando uma base sólida para a sociedade.

Dá para curtir mais museus nessa quarentena, inclusive em outros países: