MuseumWeek reúne museus do mundo todo em um megafestival

Edição de 2020 celebra a união e apresenta sete temas de forma 100% digital

Por: Redação

Até o dia 17 de maio, importantes museus, galerias, bibliotecas e arquivos ao redor do mundo participam da MuseumWeek, evento digital que este ano celebra a importância da união.

Museu do Ipiranga MuseumWeek
Crédito: Helio Nobre/ DivulgaçãoMuseu do Ipiranga tem programação especial para a MuseumWeek

Com cada dia dedicado a um tema, a ideia é que as instituições norteiem suas publicações nas redes sociais com base em determinadas hashtags.

Neste momento em que cerca de metade da população global está confinada, a iniciativa também homenageia os profissionais que estão na linha de frente na luta contra Covid-19, por meio da campanha #HeroesMW.

Além disso, o público é convidado a recriar obras de arte com objetos que tenham em casa utilizando a hashtag #CultureInQuarantineMW.

View this post on Instagram

Reposting @museuantonioparreiras:⠀ …⠀ "Nesse segundo dia de #MuseumWeek, convidamos o público a recriar, com objetos pessoais de suas próprias casas, um item do nosso acervo, com a hashtag “#MuseuAntonioParreiras”. Nossa primeira postagem chegou diretamente de Portugal, enviada por Roberta Gonçalves, com a reinterpretação da tela “A morte do bandeirante”, realizada por Antonio Parreiras por volta de 1911. Ficou incrível!⠀ ⠀ Ao longo do dia, publicaremos outras.⠀ ⠀ Para ter acesso ao nosso banco de dados, com todas as obras, disponibilizamos as instruções no primeiro comentário desse post.⠀ #PraTodoMundoVer. Post quadrado, com duas imagens em cores, na horizontal. Na imagem de cima, pintura em óleo sobre tela com composição de cena da morte de um bandeirante no interior de uma floresta. Em primeiro plano, figura masculina recostada sobre a base de uma árvore, agonizante. Braço esquerdo dobrado e mão segurando objeto sobre o peito. Perna direita estendida e perna esquerda dobrada. Barba e cabelos longos. Traje de bandeirante. Em segundo plano, árvores. Predomínio de tons verde escuro e ocre. Na área inferior do post, fotografia de um jovem, recostado em uma poltrona,na mesma posição do personagem da pintura. Segura uma garrafa sobre o peito e tem um pano preto sobre a cabeça, simulando cabelos longos. Ao fundo, panos verdes e vários vasos de planta. No canto superior esquerdo do post, a logo da Museum Week. Fim da descrição.⠀ #StayHome #QuarantineLife #CultureInQuarantineMW #CulturaNaQuarentenaMW⠀ ⠀ @MuseuAntonioParreiras @Funarj #MuseuWeek #MuseumWeek #MuseumWeek2020 #CulturaEmCasa #Covid19 #FicaEmCasa"

A post shared by MᴜsᴇᴜᴍWᴇᴇᴋ 🏛 (@museumweek) on

Na programação semanal também está incluída a hashtag #MuseumMomentsMW, para as organizações relembraram importantes exposições e atividades. Há também espaço para a reflexão sobre as mudanças climáticas (#climateMW) e o papel da tecnologia na hora de criar laços (#technologyMW).

E as ações não param por aí! Utilizando a hashtag #togetherMW, as instituições fazem um tributo à coletividade e aos esforços conjuntos. Por fim, os participantes são convidados a compartilhar seus projetos e planos para construir um futuro melhor (#dreamsMW).

#MuseumWeek 2020

#MuseumWeek 2020 is kicking off tomorrow, 11 May! Is your content ready? Hurry up, there's still some time to get your stuff together!You can check out all the information here: https://museum-week.org/#program.And here you have the hashtags for the whole week! On your marks! #HeroesMW#CultureInQuarantineMW#TogetherMW#MuseumMomentsMW#ClimateMW#TechnologyMW#DreamsMW

Posted by UNESCO on Saturday, May 9, 2020

Ações do Museu do Ipiranga

No Brasil, o Museu do Ipiranga é uma das instituições que participa da MuseumWeek. Em suas postagens, o público vai conhecer, por exemplo, as tecnologias utilizadas para fazer o restauro e a manutenção do acervo.

View this post on Instagram

Maria Quitéria de Jesus Medeiros ficou conhecida por ter se vestido como homem, cortado seus cabelos e se alistado para o exército dos “periquitos”, na guerra da Independência da Bahia. Após ter sido descoberta, foi condecorada por D. Pedro I com a Ordem do Cruzeiro – a mais alta distinção concedida pelo Império. Seu retrato no Museu Paulista foi elaborado a partir da inspiração em uma gravura de Augustus Earl, publicada no livro de Mary Graham, que conheceu Quitéria. A Pinacoteca do Estado de São Paulo também possui um retrato da personagem. #HeroesMW #HeroisMW #PraCegoVer: Na imagem aparece aparece o texto "Retrado de Maria Quitéria" ao lado da pintura da personagem, que está em pé com as mãos apoiadas em uma arma de cano longo que parece ser um fuzil. A personagem tem cabelos curtos na altura da nuca e está vestida como soldado da época: chapéu alto dourado, botas pretas, luvas e calça brancas, porém, a parte superior da farda azul se diferencia da vestimenta dos soldados homens por ter o comprimento de um vestido que vai até a altura dos joelhos e é marcada por um cinto dourado. O cenário é composto por algumas montanhas, coqueiros e um céu azul com muitas nuvens. No canto inferior direito da imagem está o logo da Museum Week e a #HeroesMW

A post shared by Museu do Ipiranga (@museudoipiranga) on

E, um dia após o encerramento do evento, o museu realiza uma live sobre suas ações digitais em parceria com o Wiki Movimento Brasil. Será no dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, às 15h, pelos canais do Facebook e Instagram.

História do MuseumWeek

Criada em 2014, o MusemWeek busca unir a comunidade cultural internacional e engajar o público a conhecer mais dos acervos das instituições participantes. A iniciativa conta com o apoio do ICOM (Conselho Internacional de Museus), e, no Brasil, do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e do Ibermuseus.

Iniciativa também revela como a arte é capaz de dar sentido à vida, auxiliando o ser humano a compreender quem é e criando uma base sólida para a sociedade.

Dá para curtir mais museus nessa quarentena, inclusive em outros países:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.